Espanha

La Alberca e Parque Natural de Las Batuecas-Sierra de Francia

dsc02628

Esta zona de Espanha tão próxima de Portugal (70km de Vilar Formoso) foi com certeza a nossa melhor descoberta nos últimos tempos. Nunca sequer tínhamos ouvido falar em La Alberca ou no Parque Natural de Las Batuecas-Sierra de Francia.

Tínhamos fim de semana alargado devido a umas folgas em atraso nos respectivos empregos e pretendíamos espairecer um pouquinho. Os requisitos eram:

  • Um local não muito longe, o máximo 3 horas de carro
  • Sítio sossegado (aldeias)

dsc02626

Fizemos um breve pesquisa prévia na net e descobrimos La Alberca. Uma pequena vila inserida na rede espanhola dos “Pueblos mas bonitos de Espana“, situada a cerca de 80km de Salamanca e 40 de Ciudad Rodrigo. Parecia-nos o local ideal para esta pausa de inverno. Acabou por ser mais longe que as 3 horinhas de carro, mas valeu a pena esticar esse requisito.

Esta vila de construções muito bonitas e “encravada” no meio de florestas frondosas de carvalhos e castanheiros faz também parte do Parque Natural de Las Batuecas.

dsc02598

 

dsc02614
É inverno, as árvores estão despidas no Outono deve ser espectacular !

Apesar de ser uma vila pequena até tem muita história. Prova disso as pinturas rupestres acessíveis por uma linda caminhada a partir do Mosteiro de São José de Las Batuecas (informe-se das caminhadas no alojamento local).

Um pouco de história da zona:

Em plena Idade Média procedeu-se à repovoação por decisão do rei Castelhano Afonso IX do fluxo populacional que chegou a esta terra grande parte teve origem num nobre francês, esta origem justifica a numerosa presença de topomínia francesa na Serra de…Francia. Em 1434 o deu-se o “aparecimento” da imagem da virgem na Peña de Francia que converteu o local a um lugar de peregrinação a que se uniram os peregrinos do Caminho de Santiago que seguem o chamado, caminho do sul pela via de prata.”

dsc02616

Está frio, e até pode nevar no dia seguinte o que nos deixa um pouco a fazer figas para que tal aconteça. É muito fácil andar pela vila, vai reparar que irá sempre parar ao mesmo sítio ou à Plaza Mayor ou ao largo da Igreja.

dsc02618

dsc02624

Gostamos muito do Verão, mas ao deambular por estas ruelas com o cheirinho a lenha das lareiras que estão acesas, o friozinho que aperta e saber que depois vamos para o quente do nosso quarto… de repente, sabemos que o inverno também é maravilhoso.

dsc02625
Vem aí a neve !
dsc02629
Plaza Mayor

dsc02630

dsc02631
Entrada de La Alberca

Não há muito para fazer em La Alberca, ainda bem, queremos relaxar, desligar. Tem contudo boas ofertas de restaurantes e alojamentos. Na zona tem também muitas caminhadas, mas sendo inverno não apetecia muito. Preferimos ficar pela vila e esperar que a neve caia…

dsc02666
E caiu…

dsc02665

Foi “neve de pouca dura”, caiu durante a noite mas durante o dia foi-se. Apenas nas montanhas em volta se conservou.

dsc02667

dsc02731

 

dsc02692

dsc02695

dsc02702

dsc02706

dsc02707

dsc02730

 

Parque Natural de Las Batuecas :

Situado ao sul da província de Salamanca e com uma extensão de 30.183ha pertencentes a 14 municípios, este Parque Natural surpreendeu-nos sobretudo pela sua floresta e pelas aldeias semelhantes a La Alberca mas mais pequeninas espalhadas pelas Serras integrantes do Parque. Aconselhamos além de La Alberca fazer uma visitinha a: Mogarraz (5km) Cepeda(10km) Monforte de La Sierra (6km) e a Peña de Francia que não é uma aldeia mas é a montanha mais alta de toda esta zona (1727m) e que no seu cume ostenta um bonito Santuário em honra de Nossa Senhora de Pena de Francia. Obrigatório e de fácil acesso através de uma pequena caminhada, o Mosteiro de Las Batuecas que alberga os monges ermitas carmelitas descalços e as pinturas rupestres (Las cabras pintadas) que ficam no final do percurso.

dsc02734
Se for ao encontro do Mosteiro irá passar por aqui…
dsc02742
Entrada do Mosteiro de Las Batuecas
dsc02751
Conseguem ver as cabrinhas desenhadas ?

E foi assim um resumo da nossa escapadinha até este pequeno segredo bem junto à fronteira, adorámos e ficámos com vontade de voltar no Outono, principalmente devido às belas florestas de carvalhos, castanheiros e outras árvores autóctones tão conhecidas do nosso Portugal mas quase desaparecidas devido ao…Eucalipto e pinheiro.

La Alberca:

Como chegar:

De carro de Portugal vá em direcção a Vilar Formoso, depois vá até Ciudad Rodrigo em Ciudad Rodrigo tome a estrada SA-220 rumo a Pedro Toro e Tenebrón por aqui é muito mais perto e as vistas são maravilhosas. Se quiser pode ir até Salamanca e depois ir em direcção a Peña de Francia. Se chegar de avião a Madrid ou alugue um carro (290km) ou apanhe comboio/autocarro até Salamanca e depois pode ir de transportes locais até La Alberca.

Para dormir dê uma olhadela no Booking.

24 Comments

  • Reply

    Luiza Ferrari

    8 Outubro, 2016

    Que cidadezinha mais fofa, lembra um pouquinho San Marino! Adorei as fotos, que bela descoberta vocês fizeram (e eu também através de vocês)! E essa bucket list que não para de aumentar… aiaiai.

    • Reply

      projecto100rota

      8 Outubro, 2016

      Ainda se consegue descobrir muitos lugares interessantes e pouco “batidos” ! oBRIGADO !

  • Reply

    Marianne

    8 Outubro, 2016

    Que lugar incrível! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar! Vendo as fotos me senti em outro século! Adoro lugares assim, diferentes e inexplorados! Ótima dica!

    • Reply

      projecto100rota

      8 Outubro, 2016

      É mesmo pouco conhecido aqui entre nós em Portugal, e tão pertinho !

  • Reply

    rui batista

    8 Outubro, 2016

    Estes lugares encantadoramente rusticos sao os que mais me fascinam. Excelente descoberta! E parabens pela partilha :)) Todos ficamos a ganhar. Desculpem a acentuaçao marada, mas estou em pc no Canada e isto ȩ um filme lol Mais uma vez, gosto do texto e apreciei muito as esclarecedoras fotos.

    • Reply

      projecto100rota

      8 Outubro, 2016

      Ainda bem que gostaste Rui ! É muito bonito, em todas as épocas mas outono é fantástico !Abraço, boas viagens !

  • Reply

    Fernanda Souza

    8 Outubro, 2016

    Que lugar maravilhoso! Fiquei babando nas fotos e imaginando como deve ficar ainda mais lindo no outono. Amo o outono no hemisfério norte. Infelizmente aqui no Brasil a estação não é assim tão definida e nem tão bonita.

    • Reply

      projecto100rota

      8 Outubro, 2016

      Olá Fernanda, ainda bem que ficou imaginando o Outono, é mesmo maravilhoso !Obrigado

  • Reply

    Flávia Donohoe

    8 Outubro, 2016

    Que lugar lindo! Um dos meus sonhos de viagem é viajar de carro por Portugal e Espanha.
    Obrigada pelas dicas, cada foto linda! Que lugar encantador! adorei ??

    • Reply

      projecto100rota

      9 Outubro, 2016

      E que sonho de viagem, venha Flávia Portugal e Espanha são lindos ! Boas viagens !

  • Reply

    Danielle Bispo

    8 Outubro, 2016

    Nossa que fotos bellissimas! Também sou dessas que prefere o charme das pequenas aldeias às cidades caóticas. A paisagem nevada traz muito mais charme ao lugar.

    bjs
    Dani Bispo

    • Reply

      projecto100rota

      9 Outubro, 2016

      Cidade grande só mesmo de passsagem, procuramos gralmente cidades de “2ª linha”, obrigado, ainda bem que gostou !

  • Reply

    Dayana

    9 Outubro, 2016

    Viajar de carro entre Portugal e Espanha: quando ouço isso penso logo que vai levar diiiias.rs Muito legal saber que tem uma cidade dessas nem pertinho da fronteira. E o mais legal: uma dos povoados mais bonitos da Espanha. E já entendi porque. Parece que parou no tempo! E esse parque, hein? Quanta beleza totalmente únicaaaa! Adorei!

    • Reply

      projecto100rota

      9 Outubro, 2016

      Leva dias maravilhosos ! Toda a zona é muito bonita de facto !

  • Reply

    Olá, fantástico post. Gostei muito das fotos e de toda a informação que colocaram. Eu já conheço a zona e confirmo que é maravilhosa mesmo…

    • Reply

      projecto100rota

      9 Outubro, 2016

      É mesmo Catarina, muita gente não conhece e é muito fixe. Obrigado !

  • Reply

    Angie

    9 Outubro, 2016

    Que lugar peculiar! Achei muito legal o mosteiro mas não vi cabrinhas 🙁

    • Reply

      projecto100rota

      10 Outubro, 2016

      Tens de olhar bem, elas estão pintadas na pedra de vermelho, a pintura tem milhares de anos !!

  • Reply

    Itamar Japa

    10 Outubro, 2016

    Nossa que lugar lindo! Também nunca tinha ouvido falar, mas adorei a descoberta. Parece cenário de filme! Andar pelas ruelas desta cidade deve ser uma super experiencia e tanto! Excelente dica!!! Adorei!! 🙂

    • Reply

      projecto100rota

      11 Outubro, 2016

      É mesmo Itamar , Boas viagens !

  • Reply

    Luiz Jr. Fernandes

    10 Outubro, 2016

    Que lugar incrível, ar bucólico porém com o charme europeu de sempre. Já até me imaginei em perdido em algum barzinho secreto tomando uma boa cerveja artesanal Abraços e belo post!

    • Reply

      projecto100rota

      11 Outubro, 2016

      Que bela ideia a da creveja artesanal ! Obrigado ainda bem que gostou, boas viagens !!

  • Reply

    Nuno

    4 Janeiro, 2017

    Então e não viram o porco solto que é rifado? La Alberca foi povoada por portugueses. Tem muito mais para ver. A Nossa Sra. da Penha de França é a padroeira de Portugal.

    • Reply

      projecto100rota

      4 Janeiro, 2017

      Não vimos porco !! Pois tem sim sr, julgava que a padroeira de Portugal era a Sra da Conceição ! Obrigado.

Deixe uma resposta