Dicas, Médio Oriente, Omã

VIAGEM AO OMÃ | A incrível estrada de montanha entre Al-Hamra e Al-Awabi ou Ar Rustaq | Omã

Montanhas Al Hajar já na parte final do percurso

Quem me acompanha sabe já da minha paixão em conduzir e em fazer road-trips. No fundo, se sentir que utilizar os transportes locais não acrescentará grande coisa à minha experiência, opto quase sempre por ter autonomia e alugo uma viatura. Sendo assim, e estando em viagem por Omã pela segunda vez mas desta vez a liderar um grupo de viajantes Landescape, o roteiro foi desenhado para com uma viatura 4X4 percorrer o país de lés a lés.

Aquando da minha viagem em 2016 ao Sultanato, descobri uma estrada em terra batida que atravessa as montanhas Al Hajar desde o interior em direcção à costa. A propósito dessa aventura escrevi o seguinte neste post:

                        O meu carro na primeira tentativa de fazer este percurso em 2016

“…Tive medo. Fazer parte da estrada em terra batida pelas montanhas de Omã teve tanto de belo como de assustador. Foi um dos pontos altos da minha viagem, mas estes troços são para ser feitos em Jipe 4X4 e eu atrevi-me com um toyota corolla ligeiro.

As paisagens são tão grandiosas que me senti pequenino, voltei para trás antes de meio pois tive receio de apanhar uma subida demasiado inclinada. Durante a manobra de inversão de marcha “tudo em mim encolheu” pois o espaço era pouco, tinha carro com mudanças automáticas com o qual não estava muito familiarizado e o precipício deveria ter mais de 1000m. Já passou…”

Depois de visitarmos a vila de Al-Hamra no sopé da cordilheira, subimos  munidos de uma grande máquina 4X4 e fizemo-nos à estrada sob ameaça de chuva e trovoada. Impressionante a descida da temperatura em cerca de 15/17º, passando de uns confortáveis 31/32º para uns incómodos 15º já bem lá no alto.

A chuva essa apareceu por alguns momentos e de forma intensa, o que na minha opinião embelezou mais este dramático cenário.

Conseguem ver a estrada à vossa esquerda ? Faz parte do percurso.

Até ao topo no miradouro a estrada é muito boa e asfaltada, a adrenalina vem a seguir com uma estrada em terra batida e por vezes em não muito boas condições devido às chuvadas que ocasionalmente ocorrem. A primeira aldeia que encontramos é Hatt, está a escassos metros da rota e é facilmente visitável a pé, no entanto, devido ao adiantado da hora -e como em Omã escurece cedo no “Inverno”– decidimos prosseguir viagem.

Foi muito gratificante ver sobretudo nos olhos dos viajantes do grupo a surpresa, deslumbramento e emoção de poder contemplar estas paisagens. Sabe-se que Omã está para os Geólogos como um beduíno para o deserto, mas até para um leigo como eu em matéria geológica percebo que há ali assunto. Não me deixei de fascinar a cada curva por estas sumptuosas formações rochosas gigantescas. Por vezes parece que estamos mesmo noutro planeta.

Mais à frente, e após mais alguns solavancos, um inesperado campo de futebol sintético faz as delícias do grupo e principalmente das máquinas fotográficas. Construído para um anúncio de uma marca automóvel, hoje é mais atracção para os viajantes que por aqui se perdem e motivo de gáudio para os jovens habitantes de Bilad Sayt, a aldeia mais próxima.

O nosso grupo Landescape contemplando a paisagem jogando futebol no improvável campo de relva sintética da vila de Bilad Sayt.

Mas este não é o único lugar em Omã onde podemos ficar siderados com este tipo de paisagem. O Sultanato oferece-nos uma diversidade paisagística que os vizinhos do golfo –à excepção do Iémen- não oferecem. É sem dúvida um percurso obrigatório num roteiro pelo país.

As montanhas de Omã continuam a fazer-me ficar especado e esmagado a admirar esse show da natureza, e para minha felicidade encheu também as medidas o grupo que me acompanhou em mais esta aventura no Médio Oriente.

Jebel Akhdar

Boas viagens!!

ESTÁ INTERESSADO EM VIAJAR NA MINHA COMPANHIA? Saiba como fazendo clicando AQUI.

 

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO !

 

ALOJAMENTOS EM OMÃ

 

One Comments

Deixe uma resposta