Portugal, road trips

Visitar o Sudoeste Alentejano | Sugestões para um fim de semana na Costa Alentejana | Visitar o Alentejo

Na sequência da nossa visita ao maior concelho de Portugal a convite do Município de Odemira, o 100rota tem vindo a publicar artigos que têm despertado imensa curiosidade por parte dos leitores.

Falo-vos por exemplo do: “Onde o interior está mais perto do mar” ou ” As Praias em Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, Odemira e um almoço surpresa!

Por isso mesmo, decidimos publicar um em que em jeito de roteiro vos sugeríssemos o que fazer num fim de semana pela Costa Alentejana, vamos?

DIA 1 CHEGADARelaxar após a viagem

Piscina do Naturarte Campo

Ainda agora chegámos já a relaxar ? Pois bem, a ideia é que se vier de longe e chegar a uma Sexta feira já de tarde, o mais sensato é aproveitar para descansar e mudar o chip da rotina para o das férias. Uma boa opção para isso é escolher ficar numa das muitas herdades ou quintas de alojamento rural nas redondezas de Odemira.

Nós ficámos no NATURARTE- BOUTIQUE HOTEL e gostámos bastante! Tem a vantagem de poder fazer uma pequena caminhada até à aldeia de São Luís para esticar as pernas!

DIA 2- Passeio na Barragem de Santa Clara | Ponte D.Maria | Porto da Entrada da Barca | Farol do Cabo Sardão | Praia das Furnas e Almograve

BARRAGEM DE SANTA CLARA

Sem hesitar e depois de um bom e vagaroso pequeno almoço siga até à BARRAGEM DE SANTA CLARA, uma das infraestruturas mais importantes para a região. Aqui, podem fazer um passeio de barco -mais ou menos radical- entre outras actividades aquáticas, basta para isso consultarem a oferta junto da empresa BASS CATCH in Santa Clara por exemplo.

Querem um conselho de amigo? Antes de sairem perguntem como se chega à antiga ponte de D.Maria, mas fica um segredo só nosso, está bem?

Sugestão de almoço: RESTAURANTE “O SACAS”– Entrada da Barca, encerra às QUARTAS; Tel:283 961 161

PORTO DA ENTRADA DA BARCA | Porto de pesca artesanal

Porto da Entrada da Barca

Aqui é uma espécie de 2 em 1. O mais aconselhável é visitar primeiro este portinho -como lhe chama o município de Odemira- e só depois tirar a barriga de misérias no “SACAS”. Digo isto porque o risco de beber algo alcóolico é grande, e mar e alcóol não será o melhor dos casamentos.

Quanto ao restaurante o peixe é bom, vem directamente todas as manhãs directamente destas águas ladeira acima para o prato dos esfomeados clientes. As sobremesas também me pareceram divinais, mas só para contrariar fiquei-me por um gelado de uma marca multinacional.

CAMINHAR JUNTO DO CABO SARDÃO

Farol do cabo Sardão

Está aqui um farol, mas onde está o mar ? Têm razão em perguntar. Têm todos razão. Menos o engenheiro ou arquitecto, ou lá quem quer que fosse o senhor que projectou a obra. O mar fica mesmo do lado de onde foi tirada a foto. Verdade. Algo correu mal e as infraestruturas de apoio ao farol foram construídas do lado oposto ao que deveria ser. Ninguém me soube dar explicações. Eu diria que se calhar foi desenhado e executado depois de um bom almoço.

Por falar em almoço…junto do Cabo Sardão as vistas são incríveis, aconselho vivamente uma caminhada para ajudar à digestão no famoso TRILHO DOS PESCADORES que nem de propósito tem aqui uma das suas secções mais bonitas.

ASSISTIR AO PÔR DO SOL NA PRAIA DO ALMOGRAVE ou NA PRAIA DAS FURNAS

Praia do Almograve

Para mim uma fabulosa e preenchida tarde de praia é assistir do areal ao pôr ou ao nascer do sol durante aqueles longos 20/30 minutos. Então se estiver pouca gente é tipo…uau. Mais que isso já me faço velho por lá. A Praia do Almograve é um sítio muito bom para assistir a um verdadeiro sunset, mas também a das furnas em Vila Nova de Milfontes. É só escolher, o Menu é alargado.

Tenho pela das furnas um carinho especial, pois foi aqui que passámos o primeiro dia (tarde) de praia com o nosso pequenote. E também uma das nossas primeiras viagens em família.

Sugestão para Jantar: Restaurante “Oásis”– Praia das Furnas, Tel:283998020, Restaurante em pleno areal da praia das furnas de frente para a foz do Rio Mira, excelente local para o pôr do sol, ou sunset, que soa melhor. A comida também é boa.

DIA 3 Vila Nova de Milfontes | Zambujeira do Mar | Odemira

VILA NOVA DE MILFONTES

Praia da Franquia

O(s) ex-libris são as praias. A do Malhão, do Farol, da Franquia e das Furnas. Mas Milfontes é uma vila antiga, detentora de uma beleza singular e foi um lugar muito importante no comércio, nomeadamente para o escoamento através do seu porto fluvial de produtos regionais como os cereais, carvão, a cortiça, o minério, a cera e o vinho. Ao longo dos tempos foi constantemente alvo de ataques de pirataria, devido a isso foi construído o Forte de S.Clemente no século XVI, hoje está abandonado.

Há uns anos foi também alvo do ataque de dois jovens leirienses que se perderam por aqui, vindos de um Algarve impossível em Agosto. Mas sobreviveu e aí está Milfontes cheia de vida, pronta para potenciar mais amores e aguentar testoesteronas descontroladas de verão !

Sugestão para almoço: Definitivamente: RESTAURANTE ALENTO– Furnas, Vila Nova de Milfontes, Tel: 961 397 462. Faça um favor a sim mesmo e experimente este restaurante situado numa antiga escola primária abandonada. Se estiver com tempo e vontade peça o Menu de degustação e depois, seja feliz!

ZAMBUJEIRA DO MAR

Praia da Zambujeira do Mar

Não pode ir embora sem visitar uma das jóias da coroa do concelho de Odemira. A bonita praia encaixada entre duas enormes falésias já mereceu inclusivé o prémio de uma das melhores praias de Portugal. As vistas das falésias são sublimes.

Mas tomem nota; isto que vou dizer a seguir não é politicamente correcto, mas se gosta de tranquilidade e paz, não venha na primeira semana de Agosto, é a semana do Festival Sudoeste, um tal que ao que dizem (não eu) parece que já teve música.

ODEMIRA

Praça da República

Não vou mentir, passei em Odemira como se lá tivesse ido dar a volta para voltar a casa vindo de Vila Nova de Milfontes. Mas também é verdade que fiquei com vontade de voltar. É a sede do maior concelho do país e o casario espalha-se por entre colinas parecendo querer debruçar-se sobre o Rio Mira. Fiquei muito arrependido de não lhe ter dedicado um tempo para passear pelo percurso pedestre temático da zona ribeirinha. Guarde um tempinho para visitar a vila sede de concelhe, e guarde um tempão para a Costa Alentejana. Vale a pena. 😉

Boas viagens!

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO!

PESQUISE AQUI HOTÉIS NA COSTA ALENTEJANA

GUARDE O SEU PIN!

2 Comments

  • Reply

    Paulo Bizarro

    23 Junho, 2019

    Conheço esta zona há mais de 40 anos, muito bonita de facto. Apenas uma atenção: na leganda do dia 2, onde está Almogreve, deve ser Almograve.
    Cumprimentos.

    • Reply

      projecto100rota

      14 Julho, 2019

      Olá Paulo, vou corrigir, obrigado pela sua atenção e por ter passado por aqui !!
      Cumprimentos!

Deixe uma resposta