Europa

Visitar a Áustria | Viena em (quase) 1 dia em conexão de vôo | Dicas

Rua de Viena

Este artigo é dirigido às pessoas que tiveram a “sorte” de ter uma longa escala no aeroporto de Viena. A propósito disso escrevi um artigo sobre “como ir do aeroporto de Viena até ao centro da cidade” que vos pode ser muito útil no planeamento de uma curta visita à capital austríaca.

Apesar de ser muito pouco tempo, sou adepto do lema “pouco é melhor que nada”, então partilho-vos aqui a minha proposta. Vamos a isso?

1- SAIA NA PARAGEM DE BUS/ÔNIBUS EM MORZINPLATZ (Schwedenplatz) E VÁ EM DIRECÇÃO À CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO.

Mapa do caminho desde a paregem do autocarro/ônibus até à Catedral:

2- VISITE A CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO (Stephansdom)

Se dúvidas houvesse de facto na minha cabeça, se valia a pena por apenas umas horas visitar a capital austríaca, pois bem, assim que cruzei a esquina da rua, e me deparo com a Catedral de Santo Estevão, essas dúvidas dissiparam-se imediatamente. Achei mesmo impressionante, e se não visitasse mais nada da cidade já ficaria satisfeito.

Contemple as obras primas do gótico ou do barroco nos vários altares, os pilares, os diferentes tipos de pedra, as pinturas, as esculturas.

Visite-a e estique o tempo ao máximo, tome atenção aos detalhes e para ajudar pode perfeitamente recorrer a um guia-áudio existente em diversas línguas, entre as quais o português. A entrada é gratuita nos espaços principais, mas se quiser subir às torres ou visitar as catacumbas terá de comprar bilhete.

3-CASA MUSEU DE MOZART

Entrada da Casa Museu de Mozart

A escassas centenas de metros da Catedral pode visitar uma das casas onde Mozart viveu na sua curta vida.

Mozart e a sua família viveu aqui entre 1784 e 1787. Período esse fértil em obras musicais famosas como a ópera “Le Nozze di Figaro” ou as “Bodas de Figaro”, e três dos seis quartetos que Mozart dedicou a Joseph Haydn.

O ponto alto da visita é sem dúvida o apartamento propriamente dito. Foi a maior e mais elegante casa em que este génio musical viveu, e a única que permanece intacta até aos dias de hoje.

Para fãs, ou não fãs, Mozart é um ícone mundial no mundo da música e por isso é uma visita que considero imperdível.

Consulte aqui o horário e preços de visita:

CASA MUSEU DE MOZART EM VIENA

DICA: SE TIVER TEMPO COMBINE O BILHETE DE ENTRADA COM O FANTÁSTICO MUSEU CASA DA MÚSICA: “HAUS DER MUSIK”

4- ÓPERA DE VIENA

Wiener Staatsoper, a Ópera Estatal de Vina

Abriu ao público em 1869 numa solene cerimónia presidida pelo Imperador Franz Joseph e sua Imperatriz Elisabeth. Foi sob a batuta rigorosa do grande Gustav Mahler que a instituição atingiu os seus primeiros grandes sucessos.

Tal como o resto da Europa, durante a ocupação Nazi viveu sobre um manto negro, tendo sido mesmo destruída durante um bombardeamento já em 1945. Apenas 10 anos depois e de muito dinheiro gasto, abriu ao público com a interpretação de FIDELIO de Bethoven sob a direcção de Karl Böhm. Transmitido em directo pela televisão estatal austríaca, foi sem dúvida um dos momentos mais marcantes e emocianantes da história austríaca, simbolizando esse momento celebração da rcuperação da sua identidade e independência.

Tive muita pena de não ter tempo de visitar por dentro, ainda assim poder ver o edifício por fora, e respirar todo aquele ambiente foi brutal. Por 9€ podem fazer um tour de quase 1 hora e ficar a perceber um pouco mais deste lugar tão importante no mundo da música !

WIENER STAATSOPER

5- ESTÁTUA DO IMPERADOR JOSPH II E BIBLIOTECA NACIONAL AUSTRÍACA

Foi apenas um ponto de passagem. Ainda assim valeu por observar in loco a célebre arquitectura imperal vienense. Na Biblioteca entrei apenas no hall e percebi que deve ser um lugar…gigantesco. Só para terem uma ideia há 4 museus diferentes no edifício!

BIBLIOTECA NACIONAL AUSTRÍACA

Depois de descansar nesta praça um pouco, regressei em direcção à Catedral. Estava na hora de regressar ao aeroporto. Pelo caminho tive ainde oportunidade de descobrir um interessante museu jadaico, o JUDISCHES MUSEUM WIEN.

Pondere de facto caso tenha uma escala em Viena de no mínimo 7/8 horas, sair e visitar a cidade. Vale sempre a pena, mesmo que seja só para ficar com uma pequena ideia de como mover-se no centro histórico para quando voltar já ter uma ideia mais firme de como o fazer.

O MEU PERCURSO A PÉ POR VIENA EM CERCA DE 6 HORAS:

GUARDE AQUI O SEU PIN!!

Deixe um comentário