Albânia, Europa

Visitar Tirana | Razões para visitar e amar Tirana | Viajar na Albânia

Praça Skanderbeg, Tirana

E já está. Quase sem dar por isso e fazer conta, esta capital um pouco esquecida dos radares do turismo –por enquanto– tornou-se numa segunda casa para mim.

Será porventura estranho para aqueles que ainda têm presentes alguns preconceitos com este país saído do isolamento nos anos 90. Pensar que é perigoso ir à Albânia seja porque pode ser raptado pela mafia, ou perder até mesmo um rim, isso é tão só… algo ridículo.

Tirana na actualidade é uma cidade que fervilha de juventude, de sede de conhecimento, e com pressa de apanhar o comboio de uma Europa e mesmo de um mundo do qual se afastou e isolou durante mais de 50 anos.

É essa vontade, e esse fogo que faz de Tirana uma cidade com um brilho e carácter que pouco já se vê por aí.

Há muitas razões válidas para visitar a Albânia e a sua capital, quero por isso dar o meu contributo deixando-vos aqui algumas das quais me fazem querer voltar!

O meu filho brincando num dos parques verdes de Tirana

VAMOS ENTÃO VER AS MINHAS RAZÕES PARA VISITAR TIRANA:

1- TESTAR A HOSPITALIDADE ALBANESA

É sabido que nas grandes cidades este item é sempre mais difícil de alcançar. Mas acreditem, em Tirana a probabilidade é bem maior do que noutras partes da nossa apressada Europa. Seja num café, num restaurante, ou num sorriso na rua. Quem sabe irá acabar o dia ao som de uma rakjia (aguardente típica) a encher o seu copo vazio.

2- RELAXAR NUM DOS (MUITOS) JARDINS DA CIDADE

Posso fazer uma aposta consigo? Se descobrir uma avenida ou rua de Tirana sem uma única árvore, pago-lhe um jantar, que até pode ser em Tirana se viajar comigo um dia!

É muito fácil encontrar uma sombra na capital albanesa, por isso se vier no verão e estiver calor não se preocupe.

3- EXPERIMENTE OS MUITOS E BONS RESTAURANTES e tudo a um preço bem simpático!

Eu e o meu amigo João Tomé no final de um épico jantar!

Somando todas as vezes que visitei Tirana já não consigo contabilizar com os dedos das mãos – e tenho-os todos- a quantidade de bons restaurantes a que fui. Tradicionais, de comida sustentável e biológica, contemporâneos, italianos…muitos!

Obviamente gostando mais de um do que outros e sabendo que na comida gostos não se discutem, o nível de bom gosto dos vários diferentes espaços desde a decoração ao atendimento não ficam atrás de cidades conhecidas compelo seu glamour da Europa ocidental. E acredite, no final quando for pagar não se preocupe, a conta está mesmo certa!

4- PASSEAR DEPOIS DE JANTAR NA PRAÇA SKANDERBEG

Museu Nacional na Praça Skanderbeg

Skanderbeg é o nome do herói nacional da Albânia, é considerado o pai da Albânia como nação independente. A praça principal de Tirana obviamente teria de adoptar o seu nome.

Foi recentemente alvo de uma profunda renovação da qual sou fã. Os carros foram retirados do espaço, foram plantadas árvores e vegetação autóctone da região, e a água para a rega é reutilizada e usada também para refrescar o chão nos dias de mais calor. Um lugar perfeito para ver as famílias e jovens albaneses a passear, a estudar e crianças a correr de um lado para o outro.

Se tiver um jantar farto e quiser esticar um pouco as pernas venha até à praça à noite!

5- DESCOBRIR ARTE URBANA

Saiba que Tirana é uma das cidades mais jovens da Europa! Além de uma vida nocturna bem interessante, poderá descobrir bastante arte urbana espalhada pela cidade. Quem diria, Tirana power!

6- DESCOBRIR A ATRIBULADA HISTÓRIA ALBANESA

Estátuas de Lenine e Estaline em Tirana

Aproveite a estadia em Tirana e faça um tour com um guia que lhe explique um pouco da história de um país que sofreu o domínio de uma das ditaduras mais rígidas e fechadas do mundo!

Saiba por exemplo que qualquer albanês que ousasse atravessar a fronteira seria morto após um disparo para o ar de aviso, e que quando a Coca-Cola chegou à Albânia, a típica garrafa era a peça de decoração mais valiosa de muitos lares albaneses.

8- VEJA A PIRÂMIDE MAIS ESTRANHA DO MUNDO!

Tirana é uma cidade plana e muito convidativa para andar a pé ou de bicicleta, por isso mesmo a uma pequena distância da Praça Skanderbeg pode admirar esta obra da arquitecta filha do ditador Enver Hoxha dedicada a seu pai. Após muitos anos de abandono e indecisões quanto ao seu futuro, vai ser remodelada e transformada num centro cultural. Mais um grande exemplo albanês!

7- EMBARQUE NO MAIOR TELEFÉRICO DOS BALCÃS E ASSISTA DAÍ AO PÔR DO SOL

A foto não é de minha autoria e foi muito gentilmente oferecida pelo fantástico casal de viajantes, Carla e Rui do VIAJAR ENTRE VIAGENS !

Antes de partir da Albânia e em jeito de despedida embarque no maior teleférico dos Balcãs! Do lado nascente Tirana está rodeada de montanhas e o mar Adriático está a poente pelo que, se as condioções climáticas assim o permitirem podem assistir aqui a um épico pôr do sol!

Saiba que lá em cima, há um hotel, restaurante e vários trilhos para umas boas caminhadas, por isso se o desejar pode facilmente passar aqui uma tarde ou memso um dia em família. É possível subir ou descer a pé, mas força nisso, a distância é longa!

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO

RESERVE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM TIRANA!

Deixe um comentário