Europa, Portugal

Visitar Fátima | O que fazer em Fátima | Viagem a Portugal

Basílica da Nossa Senhora do rosário de Fátima

É um dos lugares mais visitados em Portugal, um lugar de peregrinição, ou de turismo para pessoas com muita fé ou menos fé e considerado por muitos no mundo cristão católico como o “altar do mundo”. Visitar Fátima é incontornavelmente um obrigatório no seu roteiro por Portugal.

Sendo crente ou não crente, está ali contado um acontecimento que abanou não só com os hábitos religiosos, mas também culturais do povo português.

Saiba que há uma frase portuguesa que caracteriza bem a nossa alma: “Portugal, o país dos 3 F’s, FÁTIMA. FUTEBOL E…FADO.” Eu acrescentaria, Saudade e melancolia.

O QUE É “FÁTIMA” ?

Fátima é uma pequena cidade na Região centro, a cerca de uma hora de carro a Norte de Lisboa, e está incluída num dos conhecidos roteiros turísticos que se fazem em Portugal, incluíndo o Mosteiro da Batalha, Óbidos, Alcobaça e Nazaré.

No dia 13 de Maio de 1917 naquilo que não passava de uma desconhecida, calma, humilde e pobre aldeia do centro de Portugal, e numa Europa a braços com uma guerra mundial, três crianças -Lúcia, Francisco e Jacinta- que brincavam e pastoreavam as suas ovelhas, num lugar chamado de Cova de Iria, subitamente terão visto um relâmpago e uma senhora “mais brilhante que o sol” terá aparecido sobre uma pequena azinheira, pedindo-lhes que rezassem pela paz no mundo e que ali regressassem nos meses seguintes no mesmo dia.

Azinheira semelhante à original

E assim foi, consecutivamente até Outubro do mesmo ano, no dia em que o “sol dançou” e o milagre terá acontecido para extâse das mais de 50 mil pessoas ali presentes, numa promessa feita pela “senhora” aos pastorinhos para que todos passassem a acreditar e a perseguição, e acusação de heresia às crianças terminasse de vez.

A partir daqui tudo se alterou neste calmo Portugal profundo. Uma capelinha foi construída no exacto local das aparições, tendo a azinheira “usada” pela senhora sido rapidamente destruída pelo crescente número de peregrinos que desejavam levar um raminho para abençoar suas casas.

Aos poucos a mensagem de Fátima começou a espalhar-se e a ganhar crentes não só em Portugal mas pelo resto do mundo. A primeira visita papal ocorreu com Paulo VI nos anos 60 e serviu como que uma “aprovação oficial do Vaticano para o mundo ” do milagre. Depois disso, João Paulo II visitou por 3 vezes, mostrando toda a sua devoção e ligação especial a este lugar mariano, assim como os papas Bento XVI e Francisco que já o fizeram por uma vez.

Hoje, o silêncio da Cova de Iria que era interrompido constantemente pelos badalos dos rebanhos é interrompido pelos sinos, pelo barulho dos carros e pelos cânticos vindos das diversas cerimónias diárias.

O recinto construído pode albergar quase 1 milhão de peregrinos, uma basílica maior construída nos anos 50 e outra bem mais recente pronta nos 90 anos das aparições em 2007, que pode receber quase 10.000 pessoas! Além de todas as infraestruturas adequadas para receber os milhares de pessoas que aqui acorrem todas semanas.

O QUE PODE FAZER E VISITAR EM FÁTIMA?

-ACENDER UMA VELA NO TOCHEIRO

Bem junto à entrada Oeste e junto da capelinha está o tocheiro do recinto. É uma tradição bem enraizada no mundo religioso, seja à chegada ou no final, quase todos não saem sem acender aqui a sua vela e orar.

CAPELINHA DAS APARIÇÕES

Aqui foi o exacto local onde os pastorinhos se ajoelharam perante a bonita e reluzente senhora. Foi construída cumprindo o desejo dos pastorinhos que garantiram ter sido pedido por ela.

Por ser considerado o coração de Fatima, é comum e ao mesmo tempo comovente ver crentes a praticar promessas de joelhos ao redor da capelinha .

-BASÍLICA DA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

A Basílica Nossa Senhora do Rosário ao fundo

Depois da capelinha foi construída este monumento para albergar mais peregrinos. Lembro-me em pequeno quando o meu pai aqui vinha, ficar deslumbrado e arrepiado ao som do órgao de tubos. É aqui que estão sepultados os 3 pastorinhos.

-CONTEMPLE O SILÊNCIO E O IMENSO RECINTO

Perspectiva do recinto do Santuário

Depois de sair da Basílica pode passear entre as colunatas e relaxar um pouco mirando o recinto usado para as grandes peregrinações. O recinto e a localidade adjacente a que habitualmente chamamos Fátima na realidade é a Cova de Iria.

-BASÍLICA DA SANTÍSSIMA TRINDADE

Igreja da Santíssima Trindade

No extremo oposto à Basílica da Nossa Senhor do Rosário, está a contemporânea Igreja da Santíssima Trindade inaugurada em 2007. Ao contrário do que se pensa a construção deste novo edifício já há muito estava planeada. Desde 1973 quehavia intenções por parte da administração do santuário de construir um novo templo, uma vez que o mais antigo já não era suficiente, para colher o elevado número de peregrinos.

Tem capacidade para mais de 8000 pessoas sentadas. Foi desenhada pelo arquitecto grego Alexandros Tomazis. A par da impressionante obra em si, há outras intervenções impressionantes como a porta principal em bronze com 8 metros de altura, os azulejos dos apóstolos da autoria de Siza Vieira e a cruz alta, também em bronze com mais de 30 metros de altura!

-COMPRE UMA LEMBRANÇA NA PRACETA SÃO JOSÉ

Antes de sair da zona do santuário pode talvez dar uma olhadela pelas lojinhas da Praceta de São José já na parte exterior do recinto, e comprar uma lembrança da sua presença em Fátima. A zona é bastante movimentada, até porque o famoso Museu de Cera fica situado a uns escassos 200m.

-VISITE AS CASAS DOS PASTORINHOS, A LOCA DO CABEÇO E…FÁTIMA

Casa de Lúcia em Aljustrel

Muitos peregrinos ou turistas optam por almoçar fora da cidade de Fátima e de tarde visitar a Loca do Cabeço e as casas dos pastorinhos.

A Loca do Cabeço é o lugar onde ainda antes das aparições da senhora, apareceu um anjo incentivando Francisco, Jacinta e Lúcia a rezar. Foi aqui também na mesma zona onde terá acontecido a quarta aparição da senhora em 19 Agosto de 1917.

As casas dos pastorinhos, ou onde os pastorinhos viviam, ficam situadas na pequena aldeia de Aljustrel a cerca de 2km do santuário, junto à Loca do Cabeço. É possível visitá-las entre as 9h e as 13h e as 14 e as 18h.

-FÁTIMA

Igreja Matriz de Fátima

Aqui sim é a verdadeira vila de Fátima. Não se vá embora antes de passar pela vila sede de freguesia. Lembrem-se que no que é hoje o Santuário era apenas um campo de pasto para os rebanhos das aldeias em redor. A Vila de Fátima sendo sede da paróquia era o pólo central da vida religiosa dos locais, antes e até alguns anos depois das aparições.

-OS ARREDORES

Para quem tiver mais dias disponíveis para passear na região há muito a fazer, nomeadamente:

Mais perto:

  • Caminhar na Aldeia da Pia do Urso
  • Descer às profundezas da terra nas Grutas da Moeda
  • Visitar o Castelo de Ourém (Sede de concelho de Fátima)
  • Passear na simpática e surpreendente cidade de Leiria
  • Deslumbrar-se com o mosteiro da Batalha, um dos monumentos mais visitados de Porugal, sítio inscrito lista do Património UNESCO

Um pouco mais longe:

  • Adorar os túmulos de D.Pedro e de Inês de Castro no mosteiro de Alcobaça, e conhecer a sua trágica e romântica história
  • Perder-se na Vila de Óbidos

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO

RESERVE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM FÁTIMA

SABIAS QUE PODES VIAJAR COMIGO NUMA VIAGEM DE GRUPO ?

SABE MAIS AQUI!

Deixe um comentário