Alojamento, Dicas, Portugal

A Casa do Moleiro | Vale do Bestança | Entre o Douro e a Serra de Montemuro

Parte da Casa do Moleiro e a sua piscina

Recentemente no âmbito da iniciativa #euficoemportugal da Associação de Bloggers de Viagem Portugueses fizemos um Roteiro de 4 dias pela Serra de Montemuro.

Foram 4 dias de algumas caminhadas, descanso e contemplação das paisagens incríveis de uma das serras mais desconhecidas de Portugal !

A escolha do alojamento deverá sempre ter em conta as nossas pretensões, no Vale do Bestança não foi excepção, queríamos ficar 2 noites em comunhão com a natureza, fazendo uma ou outra caminhada em ritmo mais relaxado, apreciar as vistas e descansar.

O alojamento que encontrámos com todos estes requisitos foi a Casa do Moleiro, situada na aldeia de Pelisqueira, concelho de Cinfães. Foram dois dias em pleno dando também a possibilidade ao nosso pequenote de brincar à vontade no jardim e na casinha de brinquedos que a casa possui.

A casinha dos brinquedos prendeu o Rafael por largos momentos!

Um pouco da história da Casa

Na memória dos mais anciãos, a mais antiga habitante da casa e também sua proprietária foi a Srº Blandina “Doceira”, que nela viveu até meados do século XX. Tal como o nome indicia, a Srª Blandina fazia doces, e ao que consta faziam parte da ementa dos casamentos e baptizados da região.

A partir de meados do século XX a casa passou a ser ocupada pelo Sr. José Funileiro e família.

Tal como o seu apelido indica, o Sr José tinha a profissão de funileiro, isto é, construía funis em folha-de-flandres, ou em “lata”, como era, no passado, designado este material. Não fazia apenas funis. Construía outros artefactos em folha-de-flandres, úteis e imprescindíveis na época, tais como: almotolias, candeias, lampiões, canecas, latas para transporte de azeite para o Brasil, e utensílios vários.

Após a morte do Sr. José Funileiro, ficaram a viver na casa a viúva e o seu filho Manuel António, o Moleiro.

Depois da morte dos pais, o moleiro ainda viveu uns tempos só, mas como a solidão é algo que dói quando é demasiada, veio a casar com a Srª Laura, que nesta casa viveu à altura da sua morte.

E a certa altura os pais de Maria Dolores, a actual proprietária adquiriram a casa e anos mais tarde, Maria Dolores, a actual proprietária renova a propriedade e transforma-a numa unidade de turismo rural.

Um espigueiro da casa recuperado

MAIS DO QUE UMA CASA, É A CASA E A ENVOLVENTE

A casa dispões de duas casas de campo, com capacidade para 8 pessoas -ideal para pequenos grupos ou famílias maiores- e outra com capacidade para 4.

Dispõe ainda de um estúdio, e dois quartos duplos com banho também privativo. Todavia o espaço está a crescer e há planos para recuperação de mais uma antiga edificação. As casas foram reconstruídas conforme o processo tradicional com a pedra e a madeira a serem os atores principais.

O que nos agrada sobretudo é a sensação de privacidade, os pormenores do espaço exterior e a envolvente de natureza que nos rodeia. Faz-nos sentir que fazemos parte desta paisagem que nos remete para o silêncio da montanha e com o murmúrio do rio lá ao fundo ! Foi por tudo isto que ao voltar à região, não resistimos e voltámos também à Casa do Moleiro.

No Rio Bestança, acessível desde a casa por uma curta caminhada

Os quartos têm uma decoração muito sóbria que facilmente nos deixam uma sensação de calma, as camas são super confortáveis e é notória a preocupação com os detalhes.

Para além da fantástica piscina, há também uma sala de jogos e bicicletas para quem estiver disposto a umas pedaladas.

A região é rica em percursos pedestres, por isso o pequeno almoço terá de ser reforçado, o que aqui não é problema. Pão caseiro, bolos caseiros (feitos pela proprietária) doces, compotas, sumos naturais e quiçá dois dedos de conversa com a simpática e muito prestável Sra.Maria Dolores.

Posto isto, para quem quiser conforto, paz e tranquilidade conjugados com boa gastronomia e caminhadas ficar na Casa do Moleiro é uma excelente opção. O desejo de voltar ficou-nos a pairar tanto na despedida da primeira visita como da segunda, não negamos experimentar outras boas escolhas na área, mas sem dúvida que a Casa do Moleiro terá sempre para nós um significado especial, até já Vale do Bestança, até já Casa do Moleiro!

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO

RESERVE AQUI A CASA DO MOLEIRO

Deixe um comentário