Irão, Uncategorized

De Tabriz ao Curdistão Iraniano

Família Curda

Acordei cedo. Carla fica a descansar mais um pouquinho. Decido sair a pé por Tabriz até Carla acordar e sairmos em direção ao Curdistão Iraniano.

Se há poucos viajantes ainda no Irão, no Curdistão então nem vê-los !! Mas garanto-vos que é uma região lindíssima e com um povo extraordinário.

Gosto de sair pela manhã quando está tudo ainda muito calmo pelas ruas.

Deambulando por Tabriz nessa manhã ao dobrar uma esquina, vejo um monumento imponente que me parece ser todo feito no chamado “tijolo de burro”. Aproximo-me, não há ninguém.

Arg e Tabriz

Recorro ao Lonely planet para descobrir algo sobre este monumento. Descubro que se chama Arg e Tabriz consta ser dos inícios do Séc. XIV, é um mausoléu inacabado e onde mais tarde criminosos seriam executados. Consulte aqui: http://www.lonelyplanet.com/iran/western-iran/tabriz/sights/architecture/arg-e-tabriz.

Dou uma volta, tiro umas fotos e volto em direção à nossa guesthouse.

Prontos para sair optamos por tomar o pequeno almoço num peque no café próximo da guesthouse, um queijo de cabra fabuloso, pão, muito pão e chá.

Agora sim, barriguinha cheia vamos para a gare rodoviária e seguir em direção ao Curdistão Iraniano !

Na gare perguntamos pelo autocarro para Sanandaj, ver aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Sanandaj.

Após algumas perguntas lá descobrimos que naquele dia não haveria autocarro directo, mas um que faria escala numa cidade que não percebemos bem o nome. Deixa-mo-nos levar pelos iranianos quando não entendemos, e acreditem, não se irão arrepender, eles colocam-vos no sítio certo à hora certa. Neste caso até estivemos à espera na linha errada mais de uma hora até que quando o autocarro certo ia partir vem um senhor a correr a gritar, “Sanandaj, Sanandaj ?” E nós “ok,ok”…

 

Optámos sempre por fazer as viagens entre cidades de autocarro, foram sempre muito atenciosos connosco, preocupavam-se sempre se estávamos a ir para os sítio correcto e correu sempre tudo muito bem. Entreguem-se nas mãos dos iranianos, vai correr bem.

 

Finalmente estamos a caminho de Sanandaj, capital do Curdistão Iraquiano onde iríamos experienciar a fabulosa hospitalidade Iraniana ainda mais vincada nesta região um pouco “esquecida” do Irão.

Gare rodoviária de Tabriz, o “nosso” é o creme/amarelo lá no meio !
Qualquer local verdinho serve para um pic nic para os iranianos

 

Paisagem a caminho da Sanandaj-Curdistão Iraniano

 

Calor, no ano de 1393 do calendário Persa !

 

Deixe um comentário