Portugal

Visitar Leiria | Um dia em Leiria | Portugal

Rua Direita (Sé catedral ao fundo)

 Leiria é uma cidade encantadora situada a “meio caminho” entre Lisboa e Coimbra.

 Um lugar perfeito para os tão na moda “city break”, poderá aqui passar 2 dias tranquilos ou mesmo divertir-se à noite nalguns bares no centro histórico.

É uma cidade plana, (exceto se for ao castelo) o que a torna muito fácil de visitar, fica tudo pertinho !

Edifício do antigo Mercado de Santana, hoje em dia transformado em Centro Cultural

Não faltam bons restaurantes, bons alojamentos, bonito centro histórico,  e boas lojas para compras, tudo isto, longe da confusão das grandes cidades.

 

Castelo de Leiria (um dos mais bonitos e bem conservados de Portugal)

 

 

Tal como já referi é muito fácil percorrer o centro histórico, para isso inicie o percurso na Praça Rodrigues Lobo.

Lugar ideal para tomar o pequeno almoço antes de iniciar a caminhada, pois em redor da praça tem cafés e restaurantes onde poderá fazê-lo. Sempre com o castelo em vista, perca-se literalmente pelas ruelas. Irá surpreender-se.

Por entre algum comércio tradicional na Rua Barão Viamonte (Rua Direita) irá dar de “caras” com alguns novos espaços impulsionados pela nova geração de empresários da região, um deles é o Espaço Eça, café, vinhos e livros… tudo isto numa ambiente especialmente requintado e tranquilo, nada o irá perturbar bem pelo contrário, e terá certamente lugar para provar uma das iguarias que de certo lhe irão propor. A não perder !

Espaço Eça…

 

Irá descobrir que Eça de Queiroz viveu algum tempo nesta nobre cidade, inclusive a sua casa.

Depois do “deambular” volte à praça ! A minha sugestão é que almoce no restaurante Mata Bicho www.matabicho.com adorei o espaço, e mais importante a comida !

E vá, vá de novo mas desta vez com destino traçado, visite o castelo mas antes passe pelo Museu de imagem e movimento MIMO, gostei mesmo deste museu e não estava nada à espera. A sua temática é a imagem, fotografia, cinema, museu muito característico e destinto no país, valeu !! Não tenho fotos mas ainda bem, assim poderá ficar admirado dado que o edifício só por si já vale a pena !

Se tiver tempo ainda vá ao castelo e aprecie as suas maravilhosas vistas sobre a cidade.

No dia seguinte poderá dar um passeio pela parte nova da cidade, fazer umas compras, ou “esticar” as pernas e fazer uma caminhada num dos seus belos percursos junto ao rio.

Leiria

O que ver: Museu MIMO

                   Museu do moinho de papel

                   Castelo de Leiria

                   Igreja de Nª Srª da Encarnação

                   Centro histórico (Rua direita, Sé de Leiria, Largo Cândido dos Reis, Rua D.Afonso Henriques, Casa de Eça de Queiroz)

                   Passeio à beira rio

Onde comer ou… estar:

                       Espaço Eça: www.facebook.com/EspacoEca

                       Mata bicho-Real Taverna: Praça Rodrigues Lobo

                       Malagueta afrodisíaca:   www.malaguetaafrodisiaca.pt/

                       Restaurante Cardamomo: Rua Barão Viamonte, 43. 1 andar | Zona histórica, Leiria

                       Restaurante Luna: R. Glória Barata Rodrigues, quinta de santo António, 2415 Leiria

Onde dormir: Hotel D.Dinis: www.hotelddinis.pt

Como chegar: De carro: Vindo de Lisboa de carro aprox.130km, pela Auto-estrada saia na saída “Leiria”. Poderá também optar por viajar na estrada Nacional 1/IC2, não paga portagens, siga sempre o sentido Porto, que irá encontrar a saída para Leiria. Do Porto aprox.160km. Siga sempre sentido Coimbra-Lisboa.

De autocarro/ônibus: De Lisboa/Porto a maioria dos autocarros com direção a Lisboa/Porto param em Leiria por isso basta perguntar na bilheteira da Rede expressos no Porto ou em Lisboa. Veja aqui o site da rede expressos de Portugal www.rede-expressos.PT o bilhete de Lisboa/Porto rondará os 12 Euros/ida.

De comboio/trem: Tem duas opções neste meio de transporte, apanha em Lisboa/Porto a linha do Norte da CP e sai na estação de Pombal, daqui terá de apanhar outro transporte(ónibus/autocarro) para Leiria aprox.30km. A outra opção mas só de Lisboa é apanhar o trem/comboio da Linha do Oeste, muito interessante este percurso, no entanto mais demorado, bom para o verão. Veja aqui o site da internet dos comboios de Portugal www.cp.pt/passageiros/pt.

Deixe um comentário