Esta zona de Espanha tão próxima de Portugal (70km de Vilar Formoso) foi com certeza a nossa melhor descoberta nos últimos tempos. Nunca sequer tínhamos ouvido falar em La Alberca ou no Parque Natural de Las Batuecas-Sierra de Francia.
Tínhamos fim de semana alargado devido a umas folgas em atraso nos respectivos empregos e pretendíamos espairecer um pouquinho. Os requisitos eram:
- Um local não muito longe, o máximo 3 horas de carro
- Sítio sossegado (aldeias)
Fizemos um breve pesquisa prévia na net e descobrimos La Alberca. Uma pequena vila inserida na rede espanhola dos “Pueblos mas bonitos de Espana“, situada a cerca de 80km de Salamanca e 40 de Ciudad Rodrigo. Parecia-nos o local ideal para esta pausa de inverno. Acabou por ser mais longe que as 3 horinhas de carro, mas valeu a pena esticar esse requisito.
Esta vila de construções muito bonitas e “encravada” no meio de florestas frondosas de carvalhos e castanheiros faz também parte do Parque Natural de Las Batuecas.
Apesar de ser uma vila pequena até tem muita história. Prova disso as pinturas rupestres acessíveis por uma linda caminhada a partir do Mosteiro de São José de Las Batuecas (informe-se das caminhadas no alojamento local).
Um pouco de história da zona:
“Em plena Idade Média procedeu-se à repovoação por decisão do rei Castelhano Afonso IX do fluxo populacional que chegou a esta terra grande parte teve origem num nobre francês, esta origem justifica a numerosa presença de topomínia francesa na Serra de…Francia. Em 1434 o deu-se o “aparecimento” da imagem da virgem na Peña de Francia que converteu o local a um lugar de peregrinação a que se uniram os peregrinos do Caminho de Santiago que seguem o chamado, caminho do sul pela via de prata.”
Está frio, e até pode nevar no dia seguinte o que nos deixa um pouco a fazer figas para que tal aconteça. É muito fácil andar pela vila, vai reparar que irá sempre parar ao mesmo sítio ou à Plaza Mayor ou ao largo da Igreja.
Gostamos muito do Verão, mas ao deambular por estas ruelas com o cheirinho a lenha das lareiras que estão acesas, o friozinho que aperta e saber que depois vamos para o quente do nosso quarto… de repente, sabemos que o inverno também é maravilhoso.
Não há muito para fazer em La Alberca, ainda bem, queremos relaxar, desligar. Tem contudo boas ofertas de restaurantes e alojamentos. Na zona tem também muitas caminhadas, mas sendo inverno não apetecia muito. Preferimos ficar pela vila e esperar que a neve caia…
Foi “neve de pouca dura”, caiu durante a noite mas durante o dia foi-se. Apenas nas montanhas em volta se conservou.
Parque Natural de Las Batuecas :
Situado ao sul da província de Salamanca e com uma extensão de 30.183ha pertencentes a 14 municípios, este Parque Natural surpreendeu-nos sobretudo pela sua floresta e pelas aldeias semelhantes a La Alberca mas mais pequeninas espalhadas pelas Serras integrantes do Parque. Aconselhamos além de La Alberca fazer uma visitinha a: Mogarraz (5km) Cepeda(10km) Monforte de La Sierra (6km) e a Peña de Francia que não é uma aldeia mas é a montanha mais alta de toda esta zona (1727m) e que no seu cume ostenta um bonito Santuário em honra de Nossa Senhora de Pena de Francia. Obrigatório e de fácil acesso através de uma pequena caminhada, o Mosteiro de Las Batuecas que alberga os monges ermitas carmelitas descalços e as pinturas rupestres (Las cabras pintadas) que ficam no final do percurso.
E foi assim um resumo da nossa escapadinha até este pequeno segredo bem junto à fronteira, adorámos e ficámos com vontade de voltar no Outono, principalmente devido às belas florestas de carvalhos, castanheiros e outras árvores autóctones tão conhecidas do nosso Portugal mas quase desaparecidas devido ao…Eucalipto e pinheiro.
La Alberca:
Como chegar:
De carro de Portugal vá em direcção a Vilar Formoso, depois vá até Ciudad Rodrigo em Ciudad Rodrigo tome a estrada SA-220 rumo a Pedro Toro e Tenebrón por aqui é muito mais perto e as vistas são maravilhosas. Se quiser pode ir até Salamanca e depois ir em direcção a Peña de Francia. Se chegar de avião a Madrid ou alugue um carro (290km) ou apanhe comboio/autocarro até Salamanca e depois pode ir de transportes locais até La Alberca.
Para dormir dê uma olhadela no Booking.
Luiza Ferrari
8 Outubro, 2016Que cidadezinha mais fofa, lembra um pouquinho San Marino! Adorei as fotos, que bela descoberta vocês fizeram (e eu também através de vocês)! E essa bucket list que não para de aumentar… aiaiai.
projecto100rota
8 Outubro, 2016Ainda se consegue descobrir muitos lugares interessantes e pouco “batidos” ! oBRIGADO !
Marianne
8 Outubro, 2016Que lugar incrível! Nunca tinha ouvido falar nesse lugar! Vendo as fotos me senti em outro século! Adoro lugares assim, diferentes e inexplorados! Ótima dica!
projecto100rota
8 Outubro, 2016É mesmo pouco conhecido aqui entre nós em Portugal, e tão pertinho !
rui batista
8 Outubro, 2016Estes lugares encantadoramente rusticos sao os que mais me fascinam. Excelente descoberta! E parabens pela partilha :)) Todos ficamos a ganhar. Desculpem a acentuaçao marada, mas estou em pc no Canada e isto ȩ um filme lol Mais uma vez, gosto do texto e apreciei muito as esclarecedoras fotos.
projecto100rota
8 Outubro, 2016Ainda bem que gostaste Rui ! É muito bonito, em todas as épocas mas outono é fantástico !Abraço, boas viagens !
Fernanda Souza
8 Outubro, 2016Que lugar maravilhoso! Fiquei babando nas fotos e imaginando como deve ficar ainda mais lindo no outono. Amo o outono no hemisfério norte. Infelizmente aqui no Brasil a estação não é assim tão definida e nem tão bonita.
projecto100rota
8 Outubro, 2016Olá Fernanda, ainda bem que ficou imaginando o Outono, é mesmo maravilhoso !Obrigado
Flávia Donohoe
8 Outubro, 2016Que lugar lindo! Um dos meus sonhos de viagem é viajar de carro por Portugal e Espanha.
Obrigada pelas dicas, cada foto linda! Que lugar encantador! adorei ??
projecto100rota
9 Outubro, 2016E que sonho de viagem, venha Flávia Portugal e Espanha são lindos ! Boas viagens !
Danielle Bispo
8 Outubro, 2016Nossa que fotos bellissimas! Também sou dessas que prefere o charme das pequenas aldeias às cidades caóticas. A paisagem nevada traz muito mais charme ao lugar.
bjs
Dani Bispo
projecto100rota
9 Outubro, 2016Cidade grande só mesmo de passsagem, procuramos gralmente cidades de “2ª linha”, obrigado, ainda bem que gostou !
Dayana
9 Outubro, 2016Viajar de carro entre Portugal e Espanha: quando ouço isso penso logo que vai levar diiiias.rs Muito legal saber que tem uma cidade dessas nem pertinho da fronteira. E o mais legal: uma dos povoados mais bonitos da Espanha. E já entendi porque. Parece que parou no tempo! E esse parque, hein? Quanta beleza totalmente únicaaaa! Adorei!
projecto100rota
9 Outubro, 2016Leva dias maravilhosos ! Toda a zona é muito bonita de facto !
Viajar pela história - Catarina Leonardo
9 Outubro, 2016Olá, fantástico post. Gostei muito das fotos e de toda a informação que colocaram. Eu já conheço a zona e confirmo que é maravilhosa mesmo…
projecto100rota
9 Outubro, 2016É mesmo Catarina, muita gente não conhece e é muito fixe. Obrigado !
Angie
9 Outubro, 2016Que lugar peculiar! Achei muito legal o mosteiro mas não vi cabrinhas 🙁
projecto100rota
10 Outubro, 2016Tens de olhar bem, elas estão pintadas na pedra de vermelho, a pintura tem milhares de anos !!
Itamar Japa
10 Outubro, 2016Nossa que lugar lindo! Também nunca tinha ouvido falar, mas adorei a descoberta. Parece cenário de filme! Andar pelas ruelas desta cidade deve ser uma super experiencia e tanto! Excelente dica!!! Adorei!! 🙂
projecto100rota
11 Outubro, 2016É mesmo Itamar , Boas viagens !
Luiz Jr. Fernandes
10 Outubro, 2016Que lugar incrível, ar bucólico porém com o charme europeu de sempre. Já até me imaginei em perdido em algum barzinho secreto tomando uma boa cerveja artesanal Abraços e belo post!
projecto100rota
11 Outubro, 2016Que bela ideia a da creveja artesanal ! Obrigado ainda bem que gostou, boas viagens !!
Nuno
4 Janeiro, 2017Então e não viram o porco solto que é rifado? La Alberca foi povoada por portugueses. Tem muito mais para ver. A Nossa Sra. da Penha de França é a padroeira de Portugal.
projecto100rota
4 Janeiro, 2017Não vimos porco !! Pois tem sim sr, julgava que a padroeira de Portugal era a Sra da Conceição ! Obrigado.