Portugal, Viagens na nossa terra

Visitar Lisboa | Razões que me fazem gostar de Lisboa, por Catarina Leonardo

Uma das vistas preferidas de Lisboa da Catarina,  foto Catarina Leonardo

A Catarina Leonardo é uma viajante nata e através do seu blogue WANDERING LIFE tenho aprendido muito acerca deste nosso cantinho que é o mundo. Além de filhos sensivelmente da mesma idade, um amor por Marrakesh e ter um blogue, há ainda outro ponto em que temos algo em comum: Lisboa.

Há muito que queria ter aqui um artigo sobre Lisboa. Por lá vivi alguns anos e é uma cidade que me diz muito, todavia não me sinto habilitado a escrever sobre ela.

Sendo residente e sabendo do seu apego especial a esta cidade que a Catarina já demonstrou nos seus artigos, convidei-a a escrever sobre a cidade das 7 colinas e aqui estão 10 bons motivos para visitar a capital portuguesa. Vamos viajar com a Catarina até Lisboa ?

Uma das ruas de Lisboa, Rua da Bica, Foto de Catarina Leonardo

Eu nasci no algarve (em Faro) mas foi logo nos primeiros anos que me mudei com a minha família para Lisboa. Tive sorte. Não conheço outro local onde gostasse mais de viver, pelo menos de forma permanente.

Saio muitas vezes da capital para outros locais de Portugal ou do mundo, sem a mínima saudade. Quando estou em viagem não penso em Lisboa, apenas na família ou amigos que por cá ficam. Mas quando regresso e vejo Lisboa pela janela do avião, sinto que esta é realmente a minha cidade. A que eu conheço tão bem e a que me conhece a mim.

Claro que já me apeteceu estar mais uns meses em Praga, na Índia, no Vietname ou no Rio de Janeiro, ou até viver parte do tempo na minha adorada Marrakesh… Mas devido aos compromissos/responsabilidades que tenho ainda não aconteceu. Mas sinto que será uma questão de tempo, pelo menos até a minha filha seguir o seu caminho.

Gosto de muita coisa em Lisboa, mas aqui neste artigo vou-me ficar pelas 10 mais importantes, e talvez mais simples…. razões.

1 – A Luz

Lisboa tem uma cor absolutamente diferente de todos os outros locais onde eu já estive. Eu não sou uma pessoa de acordar cedo, portanto para mim a hora perfeita é quando o dia está a acabar. A luz desta altura do dia é mágica. Recomendo ir ali para os lados do chiado, no topo do Elevador de Santa Justa, observar a encosta do castelo. Aqui vai ver casas coloridas ficarem com uma cor especial. É quando eu mais gosto de tirar fotos a Lisboa.

                       O entardecer junto ao cais das colunas, Foto de Catarina Leonardo

2 – As pessoas

Com as devidas exceções, claro, os lisboetas são simpáticos. E eu até diria os portugueses em geral, então se formos para o interior, mais ainda. Em Lisboa os habitantes ajudam, vão ao encontro do idioma de quem pergunta, é algo incrível que não se vê em muitos locais do mundo.

 

3 – O café

Eu sou fã de um bom café expresso. Quando viajo é impossível beber um café tão bom quanto aquele que se bebe em Portugal. Lembro-me de algumas boas experiências em Itália, mas sinceramente penso que seja só.

Adoro beber um café no verão numa das muitas esplanadas que existem por Lisboa. Daquelas com uma boa vista que apetece ficar umas boas horas sozinha ou à conversa.

4 – A comida

A comida em Lisboa, e em Portugal, é maravilhosa. Nos últimos anos já há muitos locais destinados mais a turistas em que a qualidade deixa um pouco a desejar, mas quem vá explorar a verdadeira e autêntica Lisboa, de certeza que não se vai desiludir. É só afastar um pouco das zonas mais comerciais, perto das principais atrações da capital e escolher. Aconselho ir ao Bairro alto ou à Mouraria.

Uma zona extremamente turística e que gosto pela sua localização é o Terreiro do Paço. Para beber um café ou um gelado é simplesmente perfeito. A praça é enorme e conseguimos ver o castelo e o rio.

Se tiver um pouco mais de tempo afaste-se de Lisboa e vá até à Ericeira ou Sesimbra, vai ver que o peixe fresco é divinal.

 

5 – Locais interessantes

Lisboa tem uma longa história que envolve a presença de vários povos diferentes, que deixaram a sua marca e que fizeram o Portugal de hoje. E por isso há tantos locais super interessantes para descobrir. No mesmo dia é possível visitar um antigo mosteiro (Jerónimos), um teatro da época dos romanos e construções super recentes, como o Centro Cultural de Belém construída no século XX.

Eu ando muito por Lisboa e já me sinto confortável em dizer que a conheço bem. Mas continuo sempre a descobrir algo mais que me surpreende, é fantástico. Gosto muito de sítios assim, com história e surpresas constantes.

 

6 – Miradouros

Lisboa tem sete colinas e por isso muitos locais com vistas soberbas. De todos os miradouros que conheço tenho dois preferidos e que vou vezes sem conta. Um deles é num bairro super interessante, onde podemos descobrir as vilas operárias, chamado Graça. Aqui há 2 miradouros, o que eu mais gosto é o da Senhora da Graça.

O outro local fica no topo do Parque Eduardo VII, junto a uma estátua em homenagem ao 25 de abril, de João Cutileiro. Vai ver todo o jardim, o marquês, o rio Tejo, é fantástico.

A vista para Lisboa é soberba nestes dois locais. Vá por mim, vale mesmo a pena ir.

Vista sobre o Castelo de São Jorge desde o Terraço do antigo Convento do Carmo, Foto Catarina Leonardo

7 – Alfama

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa. Percorrer estas ruas é viajar no tempo, até à origem de Lisboa. Vive-se aqui um ambiente interessante, típico de bairros pequenos, onde todos se conhecem.

Ao passear por esta zona vai ver pessoas à porta sentadas com os vizinhos a conversar, mini-mercados pequenos onde todos se conhecem e cumprimentam. Isto é a autêntica Lisboa.

Recomendo ir mais ao final do dia, normalmente a quantidade de turistas é menor.

       Uma típica rua de Lisboa, foto de Catarina Leonardo

8 – Chiado

O Chiado é o coração da cidade e por isso é obrigatório percorrer com tempo a Rua do Carmo, a rua Garret e o largo do Chiado. É uma zona cosmopolita e onde todos os lisboetas vão passear.

Aqui vêm-se imensos turistas e habitantes às compras, à procura de um restaurante ou simplesmente a passear.

É um local emblemático muito ligado ao romantismo português e à elite intelectual da época. Quem queria ser conhecido era aqui que tinha de vir.

Penso que essa sensação permaneceu, uma vez que não se pode dizer que se conhece Lisboa sem nunca se ter visitado o Chiado.

 

9 – Elétrico 28

O elétrico nº 28 da Carris é uma forma barata e fantástica de conhecer muitos dos locais interessantes de Lisboa. Por menos de 3€ vai percorrer Lisboa antiga, desde os Prazeres ao Martim Moniz.

Procure um lugar junto à janela, porque vai querer tirar muitas fotos. Vai passar pela Estrela, Bica, Chiado, Portas do Sol, Graça, Castelo, Alfama, entre outros locais. A não perder este percurso do famoso amarelo.

 

10 – Hotel Bairro alto

Gosto bastante do bar do Hotel Bairro Alto. Localiza-se no último andar do hotel que fica exatamente no Largo com nome dedicado a Luís de Camões. Logo a seguir aos meus miradouros preferidos, é a vista deste bar onde mais gosto de ver Lisboa.

O ambiente é perfeito, com uma excelente carta de bebidas, boa música e vista esplêndida. Perfeito para acabar um dia em Lisboa.

 

One Comments

Deixe um comentário