Dicas, Jordânia, Médio Oriente

VIAJAR NA JORDÂNIA | 6 COISAS QUE ME SEDUZEM

Como alguns de vós deverão ter percebido, a JORDÂNIA é um país pelo qual nutro um enorme carinho. Além de ser um dos países mais seguros, mais tolerante –no melhor sentido da palavra- e por conseguinte hospitaleiro do Médio Oriente guarda em si 6 “coisas” que me deixam sempre de coração cheio:

1-PÔR DO SOL EM “DANA”

A aldeia de DANA, pertencente a uma das reservas da biosfera do país, guarda em si uma surpresa aos seus visitantes ao final do dia. Basta para isso que o céu esteja limpo, o que, como se sabe não está sob nosso controlo.

Pessoal, vejam a foto acima. Agora digam-me, não é bem fixe? A melhor época para assistir é no Inverno em que o sol fica maior e se põe mesmo ao fundo do vale. É impressionante, ainda por cima no horizonte percebemos que vemos área semi-desértica que se estende até Israel.

ALOJAMENTOS EM DANA

2-JARASH

Sabemos que é uma das cidades com as ruínas romanas mais bem preservadas do mundo. Sim, mas percorrer aquele “cardo” ao ao fim do dia, ou tirar umas fotos da vista desde o Templo de ZEUS, quando a luz está no seu melhor é qualquer coisa…Vais-te sentir recuar no tempo.

ALOJAMENTOS EM JARASH

3-PESSOAS

É um clássico este tópico no Médio Oriente. Na Jordânia não é excepção, e o povo no geral é muito hospitaleiro sabendo respeitar o nosso espaço. Se viajar até à Jordânia irá andar pelas ruas e pode ser convidado para um chá no mínimo. Quanto aos vendedores são muito tranquilos e nunca me senti pressionado a comprar nada.

4-COMIDA

Hummus, falaffel, arroz, pão ázimo, baba ganoush, fateh...Tudo especialidades –estas por sinal vegetarianas- do Médio Oriente. Pratos deliciosos que só tenho oportunidade de os comer aquando das MINHAS VIAGENS À JORDÂNIA dado na minha cidade não existir nenhum restaurante especializado em comida desta região do mundo. Fico sempre meses sonhando em poder encher a pança, principalmente de Hummus e falaffel!

5-Deserto de WADI RUM

Desde que vi em adolescente filmes como “Lawrence of Arabia”, que estava no meu imaginário visitar este lugar. Por vezes com tanta expectativa e ansiedade o encontro pode não ser o esperado. Não é o caso. Para mim o deserto de Wadi Rum é um lugar fascinante.

Está ainda habitado e é explorado turisticamente apenas pelo seu povo, os beduínos, que lhe dão vida e mais carácter. As cores são sublimes principalmente ao nascer e ao pôr do sol, escalar e subir as suas inúmeras montanhas rochosas é outra actividade que podemos aqui fazer. No resto o melhor será contemplar o silêncio e a sua grandiosidade.

ALOJAMENTOS EM WADI RUM

6-PETRA- A Cidade escondida

Uma cidade com mais de 2000 anos escavada na rocha por um povo de origem nómada,  os Nabateus. Impressiona só de ter noção da capacidade que aquele povo teve em construir algo assim naquela época. Não são contudo só os monumentos, também impressiona quando ficamos a conhecer algumas curiosidades do seu avançado sistema de sociedade naquela área geográfica.

Quem não se lembra do filme “Indiana Jones e os salteadores da arca perdida”? Parte do filme foi realizada aqui em Petra junto ao seu monumento mais icónico o Al-Khazneh”-O TesouroVi muita gente emocionada depois de atravessar o dramático desfiladeiro quando dá de caras com a conhecida fachada que se revela aos poucos à medida que saímos do percurso.

Mas Petra está muito longe de ser “só” isto. Por todo o lado poderão ver construções, fachadas, trilhos e até um anfiteatro também escavado em plena rocha. Sempre que  a visito o meu coração palpita e desejo ficar.

E AGORA…VENS VIAJAR COMIGO??

Terei todo o prazer e privilégio de te poder mostrar estas “maravilhas” da Jordânia. Se estiveres interessado em juntares-te a um pequeno grupo, e seguir a aventura poderás consultar toda a informação AQUI. Vamos ??

ALOJAMENTOS EM PETRA

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO 

Deixe um comentário