Europa, Portugal

VISITAR A REGIÃO MINHO | Uma escapadinha no Minho | PORTUGAL

Uma rua de Vila Nova de Cerveira-Região Minho

A região do Minho no extremo Noroeste de Portugal sempre foi uma das nossas zonas predilectas. Os motivos são vários e passam pela sua cultura, património, mas também na sua comida e suas gentes, mas também pela natureza. Assim, aproveitando uma pausa no trabalho escolhemos de novo este cantinho precioso do nosso Portugal para fugir um pouco à nossa rotina.

Como não tínhamos nenhuma cidade, vila, ou aldeia em específico como destino, o que fizemos foi simplesmente escolher a casa/quarto rural pelas plataformas existentes, nomeadamente no BOOKING.COM (o nosso preferido) e no AIRBNB. A partir daí, consoante o alojamento escolhido exploraríamos o que houvesse a explorar.

Foi desta forma um pouco ao acaso e…sem rota, que fomos parar a um lugar chamado “PAGADE” pertencente à freguesia de “COVAS”, concelho de VILA NOVA DE CERVEIRA.

 

LUGAR DE PAGADE-ALDEIA DE COVAS-Concelho de Vila Nova de Cerveira

Atravessada pelo Rio Coura, a aldeia de Covas foi um achado surpreendente. Um autêntico tesouro escondido no sopé da Serra d’Arga. Foi aqui a nossa base para passar 4 dias de autêntico relaxamento. É reconfortante ver que ainda há lugares preenchidos de verde no nosso país tão fustigado pelos incêndios.

E verde é a palavra que caracteriza o sitio onde ficamos, uma casinha de pedra no meio da floresta (quase engolida pela vegetação), um sitio onde bem poderiam viver fadas e duendes se estes existissem.

As actividades possíveis neste cantinho  passam por caminhadas entre florestas ( também ao longo do rio), explorar algumas das pequenas mas muito pitorescas aldeias que se encontram por perto, explorar a Serra d’Arga (não esquecer ir primeiro ao Centro de Interpretação), ou simplesmente ficar a “vegetar” no reino dos elfos que era a nossa base (às vezes também é preciso, e a piscina com vista para a serra quase que nos obriga a tal).

Nestes curtos dias de descanso aproveitamos por passar por Vila Nova de Cerveira e Caminha, visitamos o primeiro de dia e o segundo à noite mas gostamos igualmente dos dois, têm ambos um centro histórico muito agradável, pareceu nos que o primeiro talvez com um pouco mais de vida, mas o segundo compensa com a sua cena gastronómica (há inúmeros restaurantes com um ambiente muito interessante e a carta a condizer).

 

VILA NOVA DE CERVEIRA

Vista do Castelo de Vila Nova de Cerveira, o Rio Minho e Espanha do outro lado

 

O NOSSO REFÚGIO no Lugar de PAGADE-COVAS

Esta é apenas uma sugestão entre os inúmeros locais (uns mais escondidos que outros) que esta região do nosso país tem para oferecer. Por vezes sem fazer conta descobrimos pequenas relíquias que são inteiramente merecedoras de serem divulgadas.

Para ver mais sobre o alojamento da CASA DE PEDRA em PAGADE clique aqui

BONS REFÚGIOS!!!

CARLA F.

NOTA: Nesta sugestão de alojamento não temos quaisquer comissão ou outro tipo de compensação, nem tampouco nos foi pedido qualquer tipo de referência e foi da nossa inteira iniciativa e responsabilidade esta divulgação.

Deixe um comentário