Portugal

Visitar a Costa Alentejana | Praias em Vila Nova de Milfontes, Almograve e Zambujeira do Mar, Odemira e um almoço no Alento! | Sudoeste Alentejano

A praia da Zambujeira vista da falésia norte

Para quem me acompanha já terá percebido que a “minha praia”, são as montanhas, as aldeias, o interior. Enfim, a vida rural. Não é que não goste do mar, de sentir a areia –se a praia for de areia, de preferência quentinha- nos pés ou noutras partes do corpo mais recôndidas, do cheiro da maresia, ou de um pôr do sol. Gosto disso tudo, sim, mas em forma q.b.

A verdade é que o mar não me prende como me prende olhar para as montanhas. O mar -apesar de imenso- não me faz sentir pequeno, e eu gosto por vezes de me obrigar a resumir à minha insignificância perante a natureza.

Mas então sobre o que vou escrever se isto não é uma ode às praias? Bom, a resposta é simples; HÁ POUCAS REGIÕES DE PRAIA EM PORTUGAL ONDE GASTARIA OS MEUS PRECIOSOS DIAS DE FÉRIAS. MAS UMA DELAS É SEM DÚVIDA A COSTA VICENTINA OU SUDOESTE ALENTEJANO !

VILA NOVA DE MILFONTES-Praia da Franquia

Praia da Franquia

É a “praia urbana” da região –se assim lhe podermos chamar, pois é a mais próxima da Vila de Milfontes. Na verdade é uma praia de rio pois desagua aqui o cristalino e limpo Rio Mira, um dos menos poluídos da europa. (começa a ser difícil dizer neste planeta, o mais limpo de…)

É comum aqui a prática de canoagem e paddle, e frequentam-na muitas famílias. Se puder faça um passeio curto de barco pelo Rio Mira. Fizemos um com a RIVER EMOTIONS e recomendamos, ficámos com muita vontade de numa próxima visita de subir o rio até à capital do concelho, Odemira!

PRAIA DO ALMOGRAVE-Almograve

Praia do Almograve ao pôr do sol

A sul de Milfontes a aldeia mais próxima -e diga-se freguesia- está o Almograve e a sua praia. Parecem na verdade duas pois está dividida por uma formação rochosa. É a preferida por muitos pelo seu extenso areal e pelas piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Mas cuidado com as rochas!

PRAIA DA ZAMBUJEIRA- Zambujeira do Mar

Antes de mais. Nem pense aparecer por aqui na primeira semana de Agosto. Não me responsabilizo pelo que possa acontecer no que diz respeito ao seu sossego e tranquilidade. É a semana do Festival Sudoeste. Já se estiver em busca de confusão, bebedeiras e encontrar miúdagem que parece que nunca saiu de casa pois que venham então!

Quanto à praia…foi considerada uma das praias “Maravilhas de Portugal”. Gosto particularmente que esteja rodeada pelas falésias. Especialmente no Inverno, Primavera ou Outono deverá ser uma delícia descansar por aqui.;-)

Odemira | Sede do Concelho

Praça da República em Odemira

Apetece dizer: “Com tanta coisa para ver no maior concelho do país, o que é que raio eu vou fazer a Odemira ?”

Pois, compreendo. Mas nesta minha viagem patrocinada pelo Município não poderia voltar a casa sem dar um pulo à sede de concelho. Não estive muito tempo como porventura muitos outros que a visitam. Mas deu para perceber que Odemira vale a pena. São só 20km que a separam da costa e aqui vai sentir o outro Alentejo. O Alentejo dos velhotes à porta da tasca, ou das senhoras a dizer que “estão desejando abanar o capacete no sudoesti”, sim, está correcto, o “sudoesti”, e o gerúndio.

Da biblioteca municipal pode assistir ao pôr do sol de frente para o Rio Mira, ou um passeio junto ao rio também é recomendável. Com sorte, em ambas as situações poderá ter como companhia e colegas de contemplação do momento carpe diem do dia um indiano, tailandês ou nepalês. Se tiver abertura para isso pergunte se há um caril ou tandoori que se arranje.

A SURPRESA: ALMOÇAR OU JANTAR NO RESTURANTE “ALENTO”

A equipa do ALENTO!

Vamos pôr as coisas assim; Fica prometido fazer um ROTEIRO num só artigo do que VISITAR NA COSTA ALENTEJANA, e onde comer e dormir.

Mas antes disso a minha vontade de dar a conhecer ao mundo o mais cedo possível este lugar foi mais forte. E então cá vai!

Chego a um restaurante e reparo que foi aproveitada uma antiga escola abandonada; uma estrela. Entro e adoro a decoração e bom gosto em muitos detalhes; duas estrelas. Almoço, e almoço, e almoço…vinhos a condizer, comida divinal (para mim) e serviço a condizer -registei a preocupação em explicar a comida e o pairing com os vinhos; três estrelas.

Descubro que fazem toda a comida em forno a lenha; quatro estrelas. Dizem-me que o proprietário é um jovem de 20 e poucos anos, já com um filho, e que trabalha aqui com a esposa e mais não sei quantos mesmbros da família, todos jovens, fico emocionado e dou…10 estrelas! É nestas situações que ainda penso que é esta geração que irá salvar este mundo podre. Obrigado malta! Não percam o foco e força aí!! Vénias!

Vocês já devem te percebido que não sou muito de aconselhar comes e bebes. Afinal, acho tudo muito relativo nesta área! Permitam-me em todo o caso que vos deixe aqui este lamiré da minha…chamaria-lhe “gloriosa experiência gastronómica” com esta inspiradora rapaziada cheia de energia! Ou como se diz agora muito modernamente e cheio de chiqueza, rapaziada empreendedora!

RESERVE AQUI NO RESTAURANTE ALENTO

Info: Este artigo foi escrito no âmbito de uma press trip organizada pelo Munícipio de Odemira.

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO!

RESERVAR HOTEL NA ROTA VICENTINA

Deixe um comentário