Europa

Viagem Macedónia do Norte, visitar Ohrid e o seu lago

Lago Ohrid

O lago Ohrid, na -agora- República da Macedónia do Norte, está para o país como o Algarve estará para Portugal. É o destino sobretudo de verão mais procurado pelos macedónios. Visitei Ohrid já por duas ocasiões, a primeira em família e a a segunda liderando um grupo de viajantes.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Ohrid na realidade dá nome ao lago mas também à maior cidade das suas margens, e ambos conjuntamente com o lado albanês estão inscritas na lista de património natural e cultural UNESCO desde 1979. Ohrid, –a cidade- é considerada mesmo uma das comunidades mais antigas da Europa, e já foi um importante “centro comercial” numa antiga rota que ligava Roma a Constantinopla.

Ao longo dos tempos a região tornou-se num importante pólo da cultura bizantina e cristã. Foi a casa de conhecidos estudiosos, como São Naum e São Clemente, considerado patrono, protetor e salvador da cidade. A primeira universidade eslava foi fundada por São Clemente há cerca de 1100 anos e acredita-se que foi ele mesmo o inventor do alfabeto cirílico moderno, espalhando a alfabetização eslava pelos Balcãs e resto da Europa de leste a partir daqui.

O LAGO

Tem cerca de 30 km de extensão e 300 metros de profundidade máxima. O que acho mais curioso é que a maior parte da água vem de outro lago, o Prespa, do outro lado das Montanhas derramando água através das nascentes perto do Mosteiro de St. Naum, e através de galerias subterrâneas. É um dos lagos mais profundos e antigos da Europa, possuíndo um ecossistema aquático exclusivo, com mais de 200 espécies endémicas.

Por tudo isto, este conjunto de flora e fauna é único e se considera uma das grandes reservas biológicas da Europa.

Além de um lugar barato, pderá passar aqui uns dias incríveis de cultura, natureza e praia! Por-isso deixo-vos algumas pistas do que fazer por aqui.

O QUE FAZER

PASSEAR NA PARTE ANTIGA DA CIDADE A PÉ

Calcorrear as ruas e ruelas empedradas de Ohrid é sem dúvida algo obrigatório na sua visita. A típica arquitectura otomana ainda impera por aqui e vai por certo admirar as belas casas, museus, restaurantes, mas também a rotina diária dos ainda muitos habitantes nesta parte da cidade. Se puder opte por contratar um guia local que lhe exlique um pouco da história da Macedónia e de Ohrid.

Teatro greco-romano de Ohrid

TIRAR UMA FOTO NO MIRADOURO DO MOSTEIRO DE St. JONH KANEO

A maravilhosa vista sobre o Lago Ohrid

É talvez a perspectiva mais conhecida não só de Ohrid, mas de toda a Macedónia do Norte! Quanto ao mosteiro não se sabe ao certo a data exacta de construção, mas documentos analisados remetem-na para o ano de 1447. Não deixe de entrar e admirar os frescos no interior.

SUBIR ÀS MURALHAS DO CASTELO

Sob o jugo do rei Car Samuil, durante o período dominado pelos eslavos em que Ohrid foi capital durante um curto período de tempo, foi construído este forte que representa bem o poder do que outrora o império búlgaro deteve nesta região. Hoje temos vistas incríveis sobre a cidade e lago.

FAZER UM PASSEIO DE BARCO

Aldeia de Trpjeca

Absolutamente obrigatório! Seja uma viagem mais curta junto à cidade em que o pode fazer por 5€ num percurso de 20/30min, seja num tour de 4 horas que pode contratar no cais de Ohrid. Se escolher a segunda opção poderá ter garantido um almoço à beira do lago, a visita ao Mosteiro de St. Naum junto à Albânia, e quiçá um mergulho num dos lagos mais profundos da Europa!

ALMOÇAR/JANTAR NAS MARGENS DO OHRID

Mesmo que não faça o tour de barco e decida percorrer por estrada o caminho que o leve ao Mosteiro de St. Naum pare na aldeia de Trpejca e almoce literalmente com os pés junto ao lago. Há pratos de peixe do lago mas também outras opções. Imperdível!

CAMINHAR NAS MONTANHAS DO PARQUE NACIONAL GALICICA

Esta é talvez a sugestão menos badalada de entre muitos roteiros. Para quem gosta de caminhadas este lugar é sem dúvida uma actividade a não perder. O silêncio e tranquilidade são arrebatadores, e como já não encontramos em muitos lugares da Europa. Já nem quero falar da panorâmica!

Informe-se na cidade e peça um mapa junto do posto de turismo de Ohrid.

AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!

Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO!

RESERVE AQUI O SEU ALOJAMENTO EM OHRID

GOSTARIA DE VIAJAR CONNOSCO NUMA VIAGEM DE GRUPO? SAIBA MAIS AQUI:

VIAJAR COM FRANCISCO AGOSTINHO

Deixe um comentário