Europa

Suiça: O vale Gasterntal nos Alpes Berneses

Olá Suiça! Esta foi a minha primeira vez no país do chocolate, do queijo, das montanhas, da organização e neutralidade!

E que primeira vez! Logo quase dois meses a trabalhar num hotel de montanha, na aldeia de Selden em pleno vale de Gasterntal, uma das zonas mais típicas da Suiça, perto da vila de Kandersteg, no Cantão de Berna.

O início foi difícil, a adaptação para quem está habituado a viajar e a estar em países com povos mais calorosos, causava-me algum desconforto, mas nada mais que isso. Com o tempo as barreiras foram quebradas e no final o abraço foi inevitável e a despedida foi emotiva.

Também conhecido por Gastern, Selden não é actualmente sequer uma aldeia, mas um conjunto de casas usadas no passado para a agricultura e criação de gado, sobretudo vacas, e que hoje em dia servem de refúgio de verão dos suiços.

A “aldeia” de Selden, no Vale de Gasterntal possui três agradáveis pousadas de montanha, que só abrem geralmente de Maio a Outubro. A pousada, que me acolheu a “Steinbock”, a “Gasterntal” e a “Heimritz” mais pequena e afastada destas cerca de 15 minutos caminhando.

Foi uma experiência em grande neste pequeno país da europa. Impressionou-me a natureza, a organização, o respeito pelo trabalho dos outros, a educação.

O HOTEL STEINBOCK

Baloiço no jardim da pousada Steinbock

O hotel onde estive a trabalhar durante os meses de Julho e Agosto, é um alojamento de cariz familiar gerido com muita paixão e afecto pela família Kunzi.

Foi construído em 1920 e servia como ponto de abastecimento para os caminhantes que desejavam alcançar o topo do Lotschenpass. O que começou com uma simples casa de chá e de apoio aos caminhantes, aos poucos foi-se transformando no que é hoje. Uma pousada com cerca de 11 quartos duplos e um dormitório para famílias ou grupos, apoiado por um restaurante que serve comida típica, onde se destaca o famoso” Alpel Maccaroni”, uma receita típica de montanha que mistura queijo, natas, massa, cebola e bacon – feito sempre pelo patriarca Christian com muito amor e carinho.

A família é a guardiã de uma bíblia, datada de 1696, oferecida pelo cantão de Berna ao povo de Gasterntal devido ao seu isolamento, e também como agradecimento pelo trabalho a construir a trilho que ainda hoje atravessa as montanhas do lado Bernês para o lado de Valais e o consequente acesso tão importante a sul.

Muitos viajantes sabedores deste pequeno segredo pedem para ver o livro e gentilmente a família acede.

O VALE GASTERNTAL

O Vale, agora tão escassamente povoado, terá sido habitado mesmo antes da cidade mais próxima, Kandersteg. Na verdade era mesmo habitado todo o ano, o que não é agora o caso.

Há registos da presença de habitantes e de tráfego nesta área pelo menos desde o século XIV, quando o vale servia de conexão, através da travessia do Lotchenpass, para o transporte do sal e da pimenta que vinham de sul.

O nome, Gasterntal, em português remete-nos para algo relacionado com coisas…gástricas, mas na realidade diz-se que deriva do latim “castrum”, aparentemente os romanos também terão usado esta travessia e estabelecido aqui um acampamento.

Ainda hoje , o acesso a sul só é mais rápido devido à construção do famoso túnel ferroviário entre os anos de 1906 e 1912. Um trabalho de engenharia incrível, mas que terá custado a vida a dezenas de trabalhadores devido a avalanches e outros acidentes.

A caminhada desde Kandersteg é lindíssima, e dura, sobretudo ao início com uma subida mais acentuada, depois o vale abre e tens cascatas, florestas, e o rio kander. Em cerca de 3 horas chegarás a Selden.

Maravilha-te!

A vila de Kandersteg

A Vila de Kandersteg é o ponto de partida para visitar toda esta região, situa-se a 1200 metros de altitude e oferece vistas incríveis sobre os maciços montanhosos que a rodeiam. Hoje em dia um destino de férias entre os suiços, mas mantém ainda um carácter de aldeia que a distingue.

É igualmente um destino de verão com as várias caminhadas possíveis, mas também de inverno é possível fazer esqui e percursos pedestres.

O Lago Oeschinensee

O lago Oeschinensee, a 1578 metros de altitude, é um dos maiores e mais bonitos lagos alpinos. Visitei-o num dia de folga, num bom dia de verão e calor! A subida a pé de cerca de 1 hora desde Kandersteg é dura mas a recompensa pela paisagem compensa o esforço.

Em redor do lago há restaurantes e até um hotel, e se não quiseres caminhar um teleférico leva-te até ao topo, mas prepara-te para desembolsar uma boa quantidade monetária!

Fiquei admirado pela quantidade de suiços por aqui a fazer churrascos de forma livre e espontânea, e outros a banharem-se nas águas profundas do lago. Ao mesmo tempo o som dos badalos dos rebanhos de cabras e vacas, compunham este cenário idílico, mais um neste país abençoado pela natureza.

COMO CHEGAR A KANDERSTEG E AO VALE GASTERNTAL:

  • De carro alugado: é a forma mais simples, mais prática e quiçá mais económica. O acesso ao vale é no entanto condicionado, terás de pagar portagem e o acesso também obedece a regras de circulação consoante o sentido.
  • De comboio: A estação de Kandersteg está conectada directamente com a Linha de Berna, pelo que é muito fácil através deste meio de transporte, mas não penses que é barato. Uma dica: contacta o Turismo de Kandersteg que tem todos os dias bilhetes destinados a turistas, muito mais baratos. Para chegares ao vale –se não quiseres ir a pé– à saída da estação, de Maio a Outubro podes apanhar um mini-bus que parte de hora em hora.

Deixe um comentário