Ásia, Irão

Do Irão com amor, uma viagem inesperada

Num jardim em Teerão

Depois da nossa primeira experiência de mochila às costas por Marrocos a ressaca de viagens estava a ser agonizante. Era altura de pôr o pé na estrada. Mas onde ?

Quando a meados do mês de Abril nos deparámos com viagens a cerca de 160 euros ida/volta para Istambul desde Lisboa com partida de Lisboa e escala em Madrid, curiosamente a reacção foi: “Uau !! ok, a Turquia é fantástica mas o Irão é mesmo ao lado…? Será que voltaremos a ter outra hipótese como esta ?”.

Siga !! o passo seguinte foi arranjar forma de ir de Istambul até à fronteira com o Irão. Fácil, voo doméstico na Turkish Airlines –Istambul-Agri (cidade turca a 90km da fronteira). A partir de Agri, a ideia era atravessar por terra os escassos 9okm que separam os dois países.

Como ? Mini bus à saída do aeroporto de Agri com direcção a Dogubeyazit e daqui mudança para outro já como destino a fronteira.

Pernoitando na Turquia obviamente aproveitámos para em menos de 24horas dar uma volta pela cidade de Istambul, para tal foi necessário visto e para a Turquia é muito prático, fizemos on-line aqui: www.evisa.gov.tr aliás, é a forma mais barata de obtê-lo, dado  que desde sensivelmente do ano 2013 se não o fizermos on-line, à chegada ao aeroporto na Turquia ser-lhe-à cobrado um valor muito mais elevado. Pagámos 15 euros/pessoa.

 Já o visto para o Irão necessitamos de recorrer à embaixada do país em Lisboa, são necessários alguns documentos, masnão é nenhum bicho de sete cabeças e os funcionários são bastante atenciosos, poderá consultar aqui como fazer o visto: Embaixada do Irão em Lisboa.

Guia na mão, mochila pronta, traçado delineado, aí fomos nós para o Irão...cheios de amor e a tentar ir vazios de preconceitos.

Fronteira Turquia-Irão

Deixe um comentário