Portugal

PIÓDÃO Presépio de xisto

https://www.projecto100rota.com/2016/10/21/piodao-presepio-de-xisto/

A visita a esta aldeia do interior de Portugal foi já no longínquo ano de 2008 e jamais naquela época imaginaríamos um dia poder partilhar convosco esta maravilha de Portugal através de um blog.

O Piódão é uma aldeia muito característica do interior centro de Portugal da Serra do Açor que pertence ao concelho de Arganil, ao distrito de Coimbra e bem juntinho já à Serra de Estrela. De Arganil terá de percorrer perto de 40km por estrada bem razoável mas cheia de curvas, de Coimbra são cerca de 100km.

Aldeia classificada como “imóvel de interesse público” e muitas vezes chamada de “aldeia presépio”, o principal factor que a distingue é a construção das casas em xisto (inclusive dos seus telhados) quase em forma de anfiteatro desenhado na serra.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Telhados em pedra (lages de xisto)

 “As pastagens da Serra de S. Pedro do Açor, recheada de nascentes, atraíram os pastores lusitanos que ali alimentaram os seus rebanhos. Na época medieval, formou-se um pequeno povoado a que foi dado o nome de Casas Piódam, depois transferido para a atual localização, talvez devido à instalação de um Mosteiro de Cister (de que já não restam vestígios) o que fará remontar o lugar ao séc. XIII. A este mosteiro poderá estar ligada a antiga invocação de Santa Maria (comum nas Abadias Cistercienses) da Igreja Matriz templo reformulado no séc. XVIII/XIX, o que o dotou duma curiosa fachada pautada por finas torres cilíndricas rematadas por cones. No interior, uma imagem da Senhora da Conceição do séc. XV, atual invocação da igreja, altares de talha e azulejaria de fabrico coimbrão. De referir também a Capela de S. Pedro com a sua imagem do séc. XVI. Conta-se que aqui se teria fixado um dos assassinos de Inês de Castro – Diogo Lopes Pacheco, apelidos ainda hoje existentes no Piódão: os Lopes e os Pachecos”  in: aldeiashistóricasdeportugal.com

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

É um recuar no tempo passar aqui um fim de semana. A aldeia conta ainda com pouco mais de 100 habitantes e consoante a época do ano mais alguns turistas ou viajantes. Sobretudo no verão. No inverno é ainda mais sossegado, mesmo com a neve que cai por aqui algumas vezes. Nós fomos bem no Inverno mas não havia neve, havia friozinho. isso sim ! Mas esteve um belo sol que  nos aquecia durante o dia, e à noite com o calor da lareira acesa não havia frio que nos incomodasse.

Todas as ruelas estão empedradas com o xisto, não é aconselhável salto alto às senhoras !

É um local ideal se quiser desligar de tudo por uns dias, tem bons alojamentos no entanto deverá reservar pois são escassos, tem também dois cafés e um restaurante que serve boa comida regional.

Se quiser ficar aqui uns dias e fazer uns passeios pela região também não se irá arrepender por certo. Poderá:

-Ir até à Serra da Estrela (ponto mais alto de Portugal continental) sempre por uma linda estrada de montanha.

-Visitar Côja, uma linda vila com muita história bem no sopé da Serra do Açor, situada a 35km do Piódão e apelidada de “Princesa do Alva” (devido ao Rio Alva que a atravessa vindo da Serra da Estrela onde nasce) e sobre a qual em breve farei aqui um post.

-Visitar as várias aldeias “perdidas” no meio desta austera mas linda região.

Serra do Açor vista do Piódão

Também há um bonito caminho pedestre que o levará a percorrer estas belas encostas até à Foz d’Égua um em que as Ribeiras de Piódão e Chãs D´Égua, se encontram e seu percurso se trava por uma represa, criando um espelho de água e contribuindo para um local paradisíaco em pleno Verão.

O local possui uma beleza natural em que o enquadramento das duas pontes existentes, a proximidade de dois moinhos em xistos, um lagar e os blocos de pedras talhadas pela corrente das ribeiras, permite a utilização turística por muitos.

FOZ D’ÉGUA-Foto retirada de wikiloc.com

Gostamos muito de aldeias e vilas, o interior do nosso Portugal tem muitas jóias destas e muitas delas ainda por descobrir. Cada vez mais desertificado o interior do país precisa agora do turismo para ajudar a fixar alguma população e assim conseguir sobreviver aos tempos modernos. Esperamos agora com o nosso blog dar uma pequena ajuda nesse sentido.

Um dos habitantes da aldeia

Janelinha do nosso quarto

Visite o interior do nosso país !

Deixe o seu comentário e a sua sugestão abaixo, boas viagens !

DICAS:

Alojamento: PODEM RESERVAR O SEU ALOJAMENTO NO NOSSO PARCEIRO: BOOKING.COM

Como na aldeia do Piódão existem poucas alternativas de dormida deixo-vos aqui TODAS as opções que são no entanto diferentes entre si:

Casa da Padaria – Casa de turismo rural com vários quartos e com um pequeno almoço delicioso !! Ideal para casais românticos.

Inatel Piódão hotel – Unidade Hoteleira construída em xisto, dispõe de 27 quartos totalmente equipados, bar, restaurante, piscina coberta aquecida, sauna, jacuzzi, ginásio, sala de jogos, sala de reuniões e Wi-Fi. Parque de estacionamento privativo.

InXisto Lodges– Segundo o site estas casas rurais de estilo moderno: “Inseridas nos socalcos de xisto da própria montanha, a sua construção conjuga técnicas tradicionais com uma arquitectura original e contemporânea, proporcionando-lhe por um lado uma grande proximidade com a natureza e, por outro lado, conforto em qualquer época do ano.”

Faça as suas reservas através das parcerias do nosso blogue. VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO !

 

Como chegar:

17 Comments

  • Reply

    Paloma

    22 Outubro, 2016

    Nossa que lugar maravilhoso! Suas fotos me instigou mais ainda! Já ouvi falar dessa aldeia e ainda não tive a oportunidade de visita-la, mas pretendo ir muito em breve! Obrigado pelas dicas!

    • Reply

      projecto100rota

      22 Outubro, 2016

      Toda a região é linda !

  • Reply

    Luiz Jr. Fernandes

    22 Outubro, 2016

    Outro lugar que eu sequer sabia da existência. Nossa que região colonial mais interessante, parece que pode render excelentes viagens românticas não é mesmo?! Obrigado por compartilhar essas informações tão valiosas. Abraço!

    • Reply

      projecto100rota

      22 Outubro, 2016

      Pode ser muito romântico sim e relaxante, boas viagens e Abraço !

  • Reply

    Maíra

    22 Outubro, 2016

    AAAhh, que lugar gostoso! Quase fui junto nas fotos. Gostei bastante dessa Foz D’egua ! Lindo e relaxante demais =)

    • Reply

      projecto100rota

      22 Outubro, 2016

      É mesmo gostoso, ideal para o relax !Boas viagens Maíra

  • Reply

    Fabio Pastorello

    22 Outubro, 2016

    Adoro esses lugares que permitem a gente se desligar um pouco. E uma boa iniciativa estimular o turismo no interior de Portugal, que lugares incríveis como esse possam ser descobertos por mais gente e estimular a região.

    • Reply

      projecto100rota

      23 Outubro, 2016

      Bem precisam ser estimulados Fabio, boas viagens !

  • Reply

    Renata Sucena

    23 Outubro, 2016

    Nunca havia ouvido falar da cidade. Parece uma graça, um charme.
    Dicas anotadas!
    Abs,
    Renata

    • Reply

      projecto100rota

      23 Outubro, 2016

      É mesmo uma pequena aldeia com pouco mais de 100 habitantes !

  • Reply

    Edson Amorina Jr

    23 Outubro, 2016

    Muito bonita vila! Portugal realmente possui muitos lugares lindos para visitarmos que não sabemos a existência. Boa dica para um daytrip quando estivermos por Coimbra. 😀

    • Reply

      projecto100rota

      23 Outubro, 2016

      Issmo mesmo Edson, a região é muito bonita. Boas viagens !

  • Reply

    Vívian | Viva, Viaje

    23 Outubro, 2016

    Que legal! Adoro ler sobre locais que eu nem sequer imaginava a existência. O interior de Portugal me surpreendeu muito mas vi que ainda há muito a ser explorado. Parabéns. Adorei o texto.

    • Reply

      projecto100rota

      25 Outubro, 2016

      O interior de Portugal está mesmo cheio de surpresas mesmo para nós portugueses ! Obrigado e boas viagens !

  • Reply

    Itamar Japa

    23 Outubro, 2016

    Nunca tinha ouvido falar deste lugar, mas fiquei muito encantado. É um lugar belíssimo! Adorei cada detalhe! Excelente post! Abraço!

    • Reply

      projecto100rota

      25 Outubro, 2016

      Obrigado pessoal ! Boas viagens !

  • Reply

    Pedro Henriques

    26 Outubro, 2016

    Estive na Aldeia do Piódão este Verão e adorei! A verdadeira aldeia presépio, caracterizada pela dominio do xisto! Neste momento falta me apenas conhecer Castelo Rodrigo para completar o Roteiro das Aldeias Históricas de Portugal. Obrigado pelas dicas

Deixe uma resposta