Antes da minha viagem tentei pesquisar e perceber a melhor forma de viajar desde a capital da Jordana, Amã até Jerusalém em Israel/Palestina por terra.
Como as informações por vezes eram contrastantes, algo dispersas e até escassas pois a maior parte das vezes faz-se o percurso inverso, decidi escrever este artigo em que conto como tudo econteceu em Janeiro de 2018.
Antes de mais queiram saber que existem 3 fronteiras onde é possível fazer a travessia para os dois países:
- Sheikh Hussein crossing /Fronteira Norte
- The Allenby/King Hussein Bridge, a mais próxima de Jerusalém
- Wadi Araba Crossing/Fronteira sul
Visitei a cidade de Jerusalém, Israel e Palestina vindo por terra e de transporte público desde Amã na Jordânia, optando pela fronteira central e mais próxima da cidade santa de Jerusalém, a fronteira de The Allenby/King Hussein Bridge.
Porquê ? Jerusalém está situado no centro de Israel e da Palestina. Daqui é possível através de transportes públicos-seja do lado israelita, seja do lado palestiniano- aceder a qualquer ponto do território, como tal pareceu-me ser a melhor opção.
Acordei bem cedo ainda na capital jordana, apanhando um táxi às 6h da manhã desde o hotel Arab Tower situado na downtown até à estação de autocarros de Tabarbour na parte norte da cidade. Demorei cerca de 20min neste trajecto, e paguei 3JOD.
Já na paragem dos autocarros dirigi-me à primeira pessoa que encontrei, e perguntei qual era o autocarro para a fronteira de “King hussein bridge”.
Sensivelmente a meio do espaço onde estacionam as viaturas, lá estava ele já com o motor a funcionar e pronto a arrancar o mini-bus que me levaria até à fronteira com Israel, assim que estivesse cheio. Como fui o segundo a chegar, esperei ainda quase uma hora para seguir viagem, tendo pago de imediato ao motorista 4JOD.
Autocarro Amã-King hussein border/bridge
Com o mini-bus quase cheio arranco em direcção à fronteira e em pouco menos de 1h já avisto Israel bem de perto.
A fronteira do lado jordano é bem simples. Saindo do transporte que nos trouxe de Amã, entra-se num edifício onde em vários guichets são cumpridas todas as formalidades necessárias à saída do país.
Os turistas estrangeiros são direccionados para um guichet diferente –à partida será quando se entra ao seu lado esquerdo ao fundo– aqui ser-lhe-à pedido o passaporte e 10JOD de taxa de saída do país.
NOTA: Em princípio o seu passaporte não será carimbado, apenas lhe darão um papelinho à parte com o carimbo de saída. Agradeça por isso, é isso que lhe vai fazer ter possibilidade de visitar um dia países que não permitem a sua visita caso se prove que esteve em Israel, tais como: Irão, Líbano, Síria ou Sudão. Ora, se o seu passaporte for carimbado pelas autoridades jordanas e saíndo por terra, será fácil chegar à conclusão que passou por Israel.
Depois, será encaminhado para um autocarro “oficial” que o levará até ao lado israelita. Não há alternativa, atravessa-se terra de ninguém e por questões de segurança TODOS os transeuntes deverão partir no autocarro. Teve um custo de 7JOD e demorou cerca de 10min.
A caminho de Jerusalém
Já do lado israelita a “coisa” foi bem mais demorada. Primeiro o autocarro que chega da Jordânia é passado a pente fino pela polícia. Só depois saímos e somos todos encaminhados para as bagagens serem revistadas nas máquinas de raio-x.
Já na fila para os vistos, o seu passaporte vai ser folheado como não houvesse amanhã. Seguem-se algumas perguntas. Se estiver sozinho/a como eu, não serão algumas, serão muitas. Se além de estar sozinho, no seu passaporte estiverem alguns carimbos de países muçulmanos, não serão muitas, serão milhões de perguntas e quiçá uma entrevistazinha num gabinete à parte. Mas atentem, tudo com muita cortesia.
Safei-me bem mas sentia-me tenso. Nunca tinha sido tão escrutinado. Nada de mais…e de certo modo compreensível.
Uma vez mais, não se preocupe com carimbos, o visto de Israel é hoje em dia um papelinho tipo bilhete de identidade, e é grátis, guarde-o no seu passaporte esse sim ficará cheio, mas de autocolantes e códigos de barras…coisas da segurança israelita.
Já fora do edifício fronteiriço, irá encontrar transporte facilmente para a cidade histórica de Jericó, que fica a escassos quilómetros e também como é óbvio para Jerusalém.
Para Jerusalém optei por seguir em sherut ou como quem diz mini-bus. Teve um custo de 50ILS e também só partiu quando encheu.
Tudo somado, demorei cerca de 2h30m a chegar a Jerusalém. Seria muito mais rápido não fossem as formalidades fronteiriças, todavia pareceu-me bastante razoável e a ainda antes de almoço estava a chegar à grandiosa Porta de Damasco no coração palpitante da “cidade santa”.
Porta de Damasco-Jerusalém
Claro que indo por terra tem sempre a possibilidade de:
- Ir de táxi privado desde Amã, com um custo que ronda os 30JOD+7JOD do autocarro da fronteira.
- Ir de táxi partilhado,mas terá de arranjar companhia. Na estação de Tarbarbour onde apanhei o mini-bus, tem boas chances de conseguir ir em táxi partilhado, sendo que irá pagar um pouco mais e se o táxi estiver cheio irá mais apertado.
- Comprar um tour disponível em alguns hotéis ou agências de viagens
Posto isto, deixo-vos também aqui a sugestão de um ROTEIRO DE VIAGEM A ISRAEL com passagem nalguns locais menos visitados.
QUERES VIAJAR COMIGO EM ISRAEL E PALESTINA ? SABE MAIS AQUI:
CONVERSOR DE MOEDAS:
JORDÂNIA– 1€ =0.80 JOD -Dinar Jordano
ISRAEL/PALESTINA– 1 €=4ILS – Shekel
AGORA QUERIA FAZER-VOS UM PEDIDO!
Faça as suas reservas de ALOJAMENTO através das parcerias do nosso blogue NOS LINKS INDICADOS, VOCÊ NÃO PAGA MAIS, e nós ganhamos uma pequena comissão. Assim conseguiremos manter e até melhorar ainda mais o nosso blog ! OBRIGADO!
RESERVE AQUI O SEU HOTEL EM JERUSALÉM
GUARDE AQUI O SEU PIN!

Diego
22 Outubro, 2018Otimas dicas!
Marina Paiva de Oliveira
28 Novembro, 2018Ola, estou querendo fazer bate e volta de Ama para Jerusalem,
Vi que voce saiu cedo de Ama para Israel, e a volta ? tem varios transportes tambem ou ja temos que deixar agendado ?
Obrigada
projecto100rota
28 Novembro, 2018Olá Marina, na volta tem transportes sim de Jerusalém até a Allenby bridge, por favor tenha em atenção que neste sentido terá de ter o Visto para a Jordânia já em sua posse. Obrigado po passar por aqui!!
camila dos Santos
5 Fevereiro, 2019Belo Post! É possível cruzar a fronteira saindo de Jericó com destino a Amã – Jordânia?
projecto100rota
6 Fevereiro, 2019Olá, obrigado pelo comentário. É possível sim, mas ao que sei terá de ter já VISA. Obrigado