Bósnia-Herzegovina, Dicas, Espanha, Israel, Marrocos, Médio Oriente, Omã, Palestina

AS MINHAS 6 CIDADES FAVORITAS (até Setembro de 2018…)

Meus artigos sobre: LEIRIA-Portugal

É a cidade onde vivo mas não é a cidade que me viu crescer, contudo, rendi-me já há algum tempo à sua qualidade de vida que inclusive é reconhecida por tudo quanto é, crónicas, análises e estudos. Já sabem que não morro de amores por cidades grandes e Leiria na minha opinião para mim tem a dimensão perfeita para se viver e trabalhar. Facilmente chegamos a pé a todo o lado, bons transportes, tem uma boa energia cultural, bons museus e muita história, falta-lhe um grande espaço verde mas creio já estar a caminho.

Está-se a 20 minutos de carro das praias, 1.3omin de Lisboa, 2h do Porto e a 30min de Fátima. Esta localização no entanto não significa que a cidade tenha acompanhado o brutal crescimento de turistas no país, o que por um lado confere-lhe uma tranquilidade e custo de vida bem mais interessante.

ALOJAMENTOS EM LEIRIA

 

 

Meus artigos sobre: SARAJEVO-Bósnia e Herzegovina

Consegue ter o charme de Viena mas vai buscar também o exotismo e diversidade a Istanbul, pelo meio ainda oferece uma vida e energia culturais ao nível de uma qualquer cidade europeia.

Tem um passado de sofrimento e dor do qual é impossível passar ao lado mas descobrimos que no meio daqueles difíceis anos 90 continuou a haver concertos, cinema, teatro e até desfiles de moda enquanto as bombas caíam, e quanto a isso faço vénias e rendo-me. Percorrer as suas colinas e vaguear pelas suas ruas como se fosse uma aldeia gigante é uma característica que poucas cidades têm e pelo qual me apaixonei. Tenho saudades assim que parto, e ainda mais de comer Burek por uma das suas padarias escondidas. Tenho muito respeito por esta cidade.

ALOJAMENTOS EM SARAJEVO

 

 

Meus artigos sobre: MARRAQUEXE-Marrocos

Muito do que é a cidade gira em torno de uma praça que se chama “Djemaa el fna”Aqui podemos comer, cantar, dançar, ouvir histórias, arrancar um dente, ler a sina ou fumar erva. Nada aqui será muito estranho. É assim há milhares de anos.

A esta praça chegavam todos os dias caravanas de camelo vindas do interior de África para estabelecerem relações comerciais com outros povos. Hoje continua a ser o comércio a marcar o compasso do dia dia, e mais do que fazer compras, passear pelo seu mercado faz-me recuar no tempo  e também querer comprar tudo.

Os artesãos, os fornos comunitários do pão, os talhantes, os senhores das especiarias, as lojas de perfumes, os chás milagrosos….

Perder-me nas ruas do “souk” mercado em árabe- continua a ser algo que me chama constantemente e me faz voltar. Beber um chá ou até um copo de vinho ao pôr do sol num dos seus terraços, e ver as montanhas do Atlas cobertas de neve em oposição a dos seus extensos palmeirais que a rodeiam, é um quadro que perdurará sempre na minha memória.

ALOJAMENTOS EM MARRAQUEXE

 

 

Meus artigos sobre: JERUSALÉM-Israel e Palestina

Saltou directamente para o TOP assim que a visitei. Percorrer as suas ruas é sentir o muito do “mundo” e carregar com ela o peso de ser um dos lugares mais sagrados das três grandes religiões monoteístas.  De uma forma geral todos teremos uma ideia que Jerusalém é um lugar de conflito e disputa, isso é verdade, mas também é verdade que há muita coisa boa que acontece aqui todos os dias e que não merece os destaques dos noticiários. Foi essa Jerusalém que eu vi, foi essa Jerusalém que veio comigo.

“Nenhuma viagem a Israel e à Palestina estará completa sem uma visita a Jerusalém, e em Jerusalém, o seu maior encanto, quer pela carga histórica que carrega, quer pelo peso emotivo que dela emana, é a parte antiga, a dita Cidade Velha, aquela que mais fascínio provoca a gerações sucessivas de povos há mais de três mil anos….” por Ana Cancela no artigo “JERUSALÉM MAIS PERTO DO CÉU” em Projecto100rota.

ALOJAMENTOS EM JERUSALÉM

 

 

Meus artigos sobre: SUR-Sultanato de Omã

Há cidades ou lugares em que para mim não é necessário que tenham grandes castelos, palácios, museus ou outro tipo de atracções para me cativarem. Sur é um desses exemplos. Para mim vale sobretudo pela sua localização. Perto do deserto, perto do mar, perto de praias onde corajosas tartarugas chegam todos os anos para aqui deixarem os seus ovos e perto de frondosos oásis por descobrir como o Wadi Tiwi. Excelente cidade para interagir com os locais, o turismo é escasso e certamente alguém tomará conta de si.

É aqui também onde está localizado o último estaleiro de barcos DHOW que o faz de forma tradicional, ou seja, em madeira.

Além disto como maior parte das vezes acontece em viagem, a nossa percepção das coisas é resultado daquilo que nos acontece, a mim em Sur só aconteceram coisas boas, uma das quais conhecer gente muita prestável e hospitaleira.

ALOJAMENTOS EM SUR

 

 

TOLEDO-Espanha

Ao contrário da anterior -e como eu já confessei  gostar “do seu e do seu contrário”- Toledo fascina-me em toda a linha pelos seus monumentos, aliás por mim digo que Toledo -toda ela-  é um monumento, é um museu. Toledo parece também um presépio por grande parte da cidade estar situada encaixada num morro com vista para o Rio Tejo.

Podemos absorver muito da história da vizinha Espanha aqui nesta pequena cidade situada a 1hora de Madrid -a actual capital. Terra de D.Quixote e por sua vez de Cervantes, de mesquitas, catedrais, sinagogas, muitos museus e excelentes restaurantes. É visitada por muitos turistas que estão por Madrid e aqui vêm um dia percorrer as suas ruelas medievais. Por mim, a cidade merece mais que isso até porque está na lista de cidades Património mundial UNESCO. Não estando assim tão longe quanto isso de Portugal , já sabem, visitem TOLEDO!!

ALOJAMENTOS EM TOLEDO

Verdade que é sempre uma tarefa difícil e quiça ingrata fazer este tipo de listas, mas se me perguntassem para enumerar 5/6 cidades nas quais eu seria capaz de viver estas figurariam de certeza. Resta-me agora tentar destrona-las todas, o que significaria apenas uma coisa, que teria visitado mais MUNDO, CERTO???!!! Boas viagens!!!

Francisco Agostinho

—————————————————————————————————————————————–

GOSTARIAS DE VIAJAR COMIGO??

PARA SABERES COMO, PODERÁS VER AQUI TODA A INFORMAÇÃO.

 

 

 

Deixe uma resposta